Treze Tílias: a Áustria brasileira - Dez/02

Voltar

Um local pacato, em que todas as crianças vão tranqüilas à escola. Não há registros de analfabetismo nem de violência. As casas têm belos jardins e não se vê muros. As construções são em estilo enxaimel.

Esse cenário europeu é da cidade de Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, no sul do país.

A pequena cidade, com pouco mais de 4.000 habitantes foi colonizada na década de 30 por imigrantes austríacos e ainda conserva muitas características tirolesas (Tirol é um dos 9 estados da Áustria).

Até 1990, Treze Tílias vivia exclusivamente das atividades agropecuárias. Com a gravação da novela Ana Raio e Zé Trovão na cidade, a indústria do turismo ganhou grande destaque.

Tornou-se um local indicado para descansar e também para conhecer um pouco da cultura austríaca, amplamente difundida pelos moradores por meio dos grupos folclóricos, do artesanato, da música e da dança.

Entre os destaques está o grupo de dança tirolesa. Vale a pena visitar os ateliês de escultura, sendo que os mais famosos são os pertencentes às famílias Moser e Taler.

Nos restaurantes, a variedade é pequena, no entanto é possível experimentar pratos típicos do Tirol. Ainda para o paladar, há a Casa do Pão de Frutas e Casas de Chocolates Caseiros.
 

Esse pedacinho austríaco do Brasil pode ser aproveitado em aconchegantes hotéis (omo o Alpen Rose (49) 537-0273, o Áustria (49) 537-0132, o Dreizenlinden (49) 537- 0297, a Pousada Tílias do Sol (49) 537-0287 e o Tirol (49) 537-0125.




Mercedes Gomes

 

 

Mande o seu diário também, clicando na cartinha ao 
lado, e conte para outros internautas como foi a sua viagem