Compare Produtos, Lojas e Preços
Dicas de Viagem

Barcelona - Espanha - Abr/04

Voltar

 
Uma cidade que fica na região catalã ,onde a língua se assemelha a uma mistura do castelhano e francês. É uma das cidades mais agitadas da Espanha, conta com uma legião de turistas jovens de todas as partes do mundo passeado pelas calçadas de “ La Rambla”. Ficou bastante conhecida sendo sede das Olimpíadas de 1992 , mas sua característica marcante é a assinatura do maravilho artista Gaudí em todas as partes da cidade,inclusive em seu cartão postal: A Igreja da Sagrada Família. Não deixe de visitar a Igreja de Barcelona, onde se pode entrar e conhecer os claustros da época da inquisição.

Uma cidade mediterrânea, capital da Comunidade Autônoma da Cataluña de clima agradável e que mantém uma incrível harmonia entre construções modernas e raízes históricas que remontam a Idade Média que contam sua história ao longo do tempo, do aeroporto de Barcelona, além de outras opções, também existe uma linha de trem que nos leva diretamente ao centro da cidade, a estação Sants, onde encontraremos todos os serviços desejados e saindo pela "Plaza dels Paisos Catalans" encontraremos transporte urbano, inclusive linhas de ônibus turístico circulares que podem ser uma ótima opção para conhecer a cidade; existem vários hotéis nas proximidades inclusive na própria estação, porém conhecemos apenas um com preço considerado barato, meia quadra à direita da estação.

Há muitos museus e com excelentes mostras e coleções. Destacamos o Museu Picasso, a Fundação Miró, a Fundação "La Caixa", o Museu de Arte Comtemporânea e o Centro de Arte e Cultura Comtemporânea, a Fundação Tapies, etc. Aproveite para conhecer aqueles quadros e pintores que você já viu tanto em reproduções. Promoções: No primeiro domingo do mês alguns museus são gratuitos (podem ser outros dias do mês). Na Fundação Miró (tel. 93 329 1908) estudante paga metade. Na 4ª feira, alguns museus são gratuitos, entre eles, o Museu Picasso, tel. 93 319 6310. Outro destaque é o Mostra Gaudí, dentro da "La Pedrera", no Passeig de Gràcia.

Arquitetura - Barcelona tem um excelente repertório de obras arquitetônicas desde ruínas romanas, passando por igrejas e edifícios medievais, como a Igreja de Santa Maria del Mar e o palacete que abriga o museu Picasso, passando pela arquitetura genial de Gaudí, com suas obras como o parque Güell, Sagrada Família, Casa Batló, "La Pedrera", etc. Ainda, o "Eixample" - expansão modernista da cidade antiga, com sua típica arquitetura em quadras, chamadas manzanas, que faz de Barcelona uma das cidades de maior densidade, mas, de boa qualidade de vida, principalmente depois das reformas e construções que a prepararam para as Olimpíadas ocorridas em 1992; deste modo, veja também os edifícios modernos, projetados por renomados arquitetos internacionais, como os locais Bofill, Bohigas e Martorell, além dos estrangeiros Richard Meyer, (MAC) Mies van der Rohe (pavilhão alemão, junto à praça de Espanha), Arata Ysosaki (Palau San Jordi), Norman Foster (Torre de Calserola), etc.



Compare Produtos, Lojas e Preços





 



Teatro e Música - a oferta é grande e os preços variam. Destacam-se as programações dos festivais de estação, coordenados pelo poder público como "El Grec" - Festival de Verão, trazendo inclusive músicos brasileiros, e o festival de Outono. A Sala Apolo e a produtora/importadora de discos brasileiros Tangará, sempre estão trazendo/apresentando cantores da atualidade, etc. Outro destaque é o Sónar, festival de Arte Multimídia e Música avançada, realizado cada ano no mês de junho, um dos mais importantes eventos mundiais na cena da música eletrônica, cultura urbana e arte contemporânea.

A noite de Barcelona é tão grande que não cabe na disposição do mais experimentado nos notívagos. Não é só uma questão de decorrer de horas - é uma sequência delirante de restaurantes, bares, dancings, shows, homens e mulheres. Para experimentar essa sensação, o garotão caprichou no banho, salpicou o corpo com perfume e vestiu a roupa da moda.

Confundir um barcelonense com um madrilenho é o caminho mais curto para entrar numa "fria" - o povo chega a detestar ver o nome Catalunha escrito com a grafia castelhana, Cataluña; o certo é Catalunya, com a grafia catalã. Faça um teste, pergunte a um barcelonense típico se ele é espanhol. Você tem nove chances entre dez de a resposta ser: "não (expressão séria, semblante cerrado), não, eu sou catalão (idiota)".Ser catalão significa ser um trabalhador incansável (Barcelona é a cidade mais rica da Espanha, tem um dos portos mais importantes da Europa, bancos em profusão) inventivo (o inventor do submarino, Marcis Monturiol, é de uma cidade vizinha, Figueiras, a mesma de Salvador Dalí), amante do teatro (o reverenciado Fura Del Bals é daqui), da boa música (esta é a terra do violoncelista Pablo Casals), da ópera (berço da soprano Monserrat Caballé e da pintura (Miró por nascença e Picasso por adoção).

Quanto à comunicação não se preocupe, pois, com o espanhol você se entenderá perfeitamente com os catalães. Do ponto de vista legal há um processo de imersão lingüística em andamento, cuja intenção é incentivar o uso do catalão em todos os níveis. De todas as formas, será muito útil ter conhecimentos básicos de catalão que lhe permitam entendê-lo.

Reportagem :Marcelo Russo

Voltar