Compare Produtos, Lojas e Preços
Dicas de Viagem

Gramado e Canela - Jul/01

Voltar
 
O mercado turístico brasileiro oferece duas grandes opções para os turistas durante a alta temporada de inverno. As praias nordestinas, para quem quer fugir do frio, e as serras gaúchas, para os que gostam de baixas temperaturas. 

A Serra Gaúcha é a região serrana mais bonita e com uma das melhores estruturas turísticas do Brasil. De novembro a março é verão na Serra, época das flores, com predominância das hortências que margeiam as estradas e enfeitam as cidades.

A Serra fica incrivelmente bonita no verão, para muitos, mais bonita que no inverno. Diferentemente de outras cidades serranas do Brasil, a Serra Gaúcha tem diversidade de culturas e costumes. São italianos em Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul. São alemães e italianos em Gramado e Canela e alemães em Nova Petrópolis. As cidades preservam a cultura do país de origem, nas construções, culinária e festas típicas.

Não se pode negar, porém, que as cidades gaúchas, em especial Gramado e Canela, as que reinam na temporada. Não é para menos: elas parecem reunir todo o charme da estação. Comidas típicas, como sopas e fondues, e eventos culturais, como festivais de música e festas tradicionalíssimas. Tudo devidamente temperado por vinhos, em ambientes decorados e esquentados por lareiras - o que faz enlouquecer os casais que visitam a região.

Um dos destinos mais procurados do turismo interno, sobretudo no inverno (quando muitas vezes neva), Gramado tem de tudo, para todos os gostos. As festas, realizadas em quase todos os meses do ano (exceto em janeiro, fevereiro, maio e setembro) vão do Carnaval, de folia diferente (inspirado no Carnaval mascarado de Veneza, na Itália), passando por feiras de artesanato e livro, e festivais conhecidos internacionalmente, como o Festival de Cinema de Gramado (que reúne trabalhos brasileiros e latinos) ao Paraglider Show (para quem curte o esporte).

Gramado apresenta uma grande variedade de opções alimentares, que vão desde as churrascarias típicas gaúchas até restaurantes com comida alemã, italiana e suíça, galeterias, cantinas, casas de chá e os famosos cafés coloniais. Tudo muito bem acompanhado por um vasto cardápio de bons vinhos e licores.

Vinhos e produtos relacionados à colonização européia, especialmente alemã e italiana, também excelente opção de compra. "Vinhos das melhores vinícolas da região serrana são encontrados com facilidade", relata Joana. Ainda existe, de acordo com ela, uma grande variedade de alimentos produzidos a partir de receitas tradicionais alemãs e italianas, como queijos, salames, patês, geléias e doces de leite ou frutas.



Compare Produtos, Lojas e Preços





 



O início do verão na Serra Gaúcha é marcado com as festas Natal Luz em Gramado e Sonhos de Natal em Canela. As cidades se preparam para o Natal enfeitando residências, praças e prédios públicos, num espetáculo maravilhoso e único no Brasil. 

A 8 km de Gramado encontramos a cidade de Canela. Canela reúne atrações semelhantes a Gramado em termos de compras e alimentação com passeios inigualáveis. É o caso da Cascata do Caracol, da vista dos morros e do Parque das Sequóias, que reúne coníferas das mais variadas origens. A Cascata do Caracol tem 131 metros de altura, e se constitui na "marca registrada" do município. Dentro do parque, trilhas e matas fazem a delícia dos que gostam de um turismo voltado para a natureza.

Logo na entrada de Canela, vindo de Gramado, funciona o Mundo a Vapor, que reúne miniaturas de serraria, pedreira, barcaça, granja, olaria, e outros artefatos movidos a vapor. O horário de funcionamento é das 9h15 às 17 horas.

Ligada a Gramado pela Av. das Hortênsias, tem comércio diversificado no Centro. A maioria das atrações está na Estrada do Caracol. É mais tranqüila e também a melhor opção quando Gramado está lotada.

Se o visitante quiser ter uma experiência inesquecível, deve visitar Canela ou em maio ou em dezembro. Pois em maio realiza-se, ali, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, que reúne grupos de "bonequeiros" de todo o mundo. Os espetáculos são ótimos, o intercâmbio cultural melhor ainda. Já em dezembro tanto Canela como Gramado realizam belíssimas festas de Natal, em todos os finais de semana, com apresentação de corais, espetáculos de luz e muito mais.

Quem quiser ter uma visão privilegiada de toda a região pode seguir até um dos três morros, que também ficam desse lado da cidade -- o Morro Pelado (quatro quilômetros do centro), o Morro Queimado (também a quatro quilômetros) e o Morro Dedão (seis quilômetros).

Outros Links para Matérias no Rio Grande do Sul:
- Passeio de Maria Fumaça
-
Festival de Balonismo em Torres
-
Festa Nacional do Pinhão - Lages
-
Bento Gonçalves

Reportagem : Renato Duarte

Voltar