Compare Produtos, Lojas e Preços
Dicas de Viagem

Itapema - SC

Voltar

Balneáreo que Reune Várias Opções

Com mais de sete mil metros de orla e distante apenas 60 quilômetros da capital catarinense e 12 de Balneário Camboriú, Itapema reúne todas as características do verão – cores, sons e agitos – sem deixar de ser um balneário tranquilo e sossegado. O município é dotado de completa infra-estrutura e cercado por cadeia de montanhas cobertas por vários tons de verde que compõe a intocada Mata Atlântica. Esses fatores consagram o município, com apenas 38 anos de emancipação política e administrativa, no terceiro maior pólo receptor de turistas do estado.  

Essa colocação foi garantida à Itapema pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), tomando como base os números registrados durante a última temporada de verão. O município perde apenas para a capital catarinense – que possui 42 praias, um aeroporto internacional e é conhecida como o terceiro destino brasileiro mais procurado pelos turistas estrangeiros – e para Balneário Camboriú, conhecida como a mais badalada praia do Sul do País.

“Reunimos completa infra-estrutura com belezas naturais intocadas”, afirma o secretário de Turismo do município, Luiz Carlos Nunes. “Hotéis, inclusive de categoria internacional, complementam o cenário, juntamente com a natureza, que oferece diversas opções que fogem do roteiro das praias”, complementa Nunes.

 PLANEJAMENTO - Totalmente diferente de grandes balneários, verdadeiros paliteiros formados por prédios ao redor do mar, as edificações que circulam a orla de Itapema foram planejadas para evitar que a sombra invada a faixa de areia, larga e clara. Isso faz com que o sol, que durante a temporada garante uma temperatura média de 30º, seja um dos principais aliados do município, conhecido pelas inúmeras belezas naturais que apresenta.

Belezas estas que refletem no verde esmeralda de um mar límpido e transparente, que tem como característica a alta temperatura da água, sempre morna. São cinco praias com características  totalmente diferenciadas e de fácil acesso, que garantem aos visitantes paisagens distintas. Ao se chegar no município pela BR 101, no sentido Norte/Sul, o Costão de Itapema é uma das primeiras belezas naturais que encanta o visitante.



Compare Produtos, Lojas e Preços





 



Além de belo, para quem gosta de pescaria com caniços e anzóis nas águas do mar, o local é ideal. Possui restaurantes com quiosques cobertos de palha, que garantem certa rusticidade. Do local pode-se conferir a vista de toda a orla de Itapema e Meia Praia , até a divisa com Porto Belo. O outro lado é complementado pela harmônica combinação entre pedras e a vegetação típica da região.

Já a praia de Ilhota é ótima para quem gosta de emoções. As águas cristalinas e com correntes fortes, vindas de mar aberto, são ideais para a prática do surf. O local fica distante cerca de cinco quilômetros do centro de Itapema, na direção Norte. Também excelente para o surf é a Praia Grossa , entre Ilhota e Canto da Praia, o local é emoldurado por grande área verde e está localizado a 3,5 quilômetros do centro.

Para que prefere o sossego e tranquilidade, o Canto da Praia é ideal. Praticamente sem ondas, o local é ideal para crianças brincarem sem correr qualquer risco. Também conhecido como “reduto dos pescadores”, na orla dessa localidade pode-se contemplar o vai e vem dos barcos que trabalham na pesca artesanal, bem como a paisagem típica açoriana, que deu origem a colonização de Itapema. Conta também com vários bares e restaurantes, que servem pratos elaborados a base de frutos do mar, a preços bastante modestos.

A praia que banha o centro de Itapema também tem mar calmo e cristalino. Esse trecho de orla é complementado com grande estrutura hoteleira e de restaurantes, o que transformam o local em um dos mais requisitados do município. Já a Meia Praia, principal point do balneário, é caracterizada pelo grande número de visitantes, que lá aliam a tranquilidade com os agitos, de um badalado balneário. É o local mais procurado pelos visitantes, que após virem pela primeira vez, retornam.

ECOTURISMO - No segmento do ecoturismo, o balneário possui pontos até agora conhecidos somente pelos ecologistas. Morros, leitos de rios e cascatas e a própria vegetação nativa intocada proporcionam roteiros indescritíveis para o turismo ecológico. Nos rios ainda podem ser encontrados pescadores e moradores locais em pequenas embarcações - canoas. A pesca de caniço e anzol também é constante nestes cursos d’água.

A fauna silvestre é rica. Aquele que optar por desbravar as matas que contornam a BR-101 pode se deparar com exemplares de tatus, cotias, graxains, quatis, cães do mato, macacos prego ou aves como tucanos e aracuãs. Quem se arriscar a um passeio ecológico à noite, terá a oportunidade  de encontrar as pacas no meio da mata ou lontras nas proximidades dos rios.

A cidade também tem paisagens distintas. Distante 10 quilômetros do centro, o Morro da Gurita é um ponto culminante. Outras opções de exploração são o Morro do Trombudo, coberto por vegetação remanescente da Mata Atlântica, e o Morro do Encano. Este, com enormes pedras, que são as principais características do local. 

HOSPEDAGEM - As opções são bastante variadas em Itapema. Vão desde um hotel de categoria internacional até campings e pousadas, que oferecem estadia barata, mas com conforto. A maioria dos hotéis estão localizados na avenida Nereu Ramos, que também abriga a grande parcela dos campings. As pousadas ficam um pouco mais afastadas da praia, mas oferecem conforto e tranqüilidade para aqueles que as preferirem. O município ainda aloja albergues, que garantem a opção dos que optam pelo turismo barato, e grande numero de casas e apartamentos de aluguel. São oito hotéis e quatro pousadas, que totaliza, 2,28 mil leitos.  

 

A gastronomia típica local é a base de peixes e frutos do mar. Na beira mar podem ser saboreados todos os tipos de pratos a base de peixes, camarões, lagostas, siris ou lulas e polvos. Caldeiradas, moquecas, risotos ou fritadas. Não importa qual for o prato. Os sabores são indescritíveis e inigualáveis. Já para quem prefere a cozinha internacional, o balneário também oferece opções. Vale ressaltar que os preços são modestos.

 

Mais Fotos:

- Foto 1  - Foto 2  - Foto 3  - Foto 4  - Foto 5  - Foto 6

 

Outros Links para Matérias em Santa Catarina:
-
Blumenau
- Florianópolis
- Ibirama
- Parque de Aventuras
 

 Reportagem : Edmar Nunes Sodré

Voltar