Compare Produtos, Lojas e Preços
Dicas de Viagem

Maceió - AL - Dez/00

Voltar
 
Localizada em um ambiente totalmente litorâneo, Maceió destaca-se pela sua beleza exuberante. Encravada entre os coqueiros, mangues e um belíssimo mar, proporciona a todos que a visitam lindas recordações. Hoje, com aproximadamente 750 mil habitantes, é um dos mais belos pólos turísticos do Brasil, triplicando sua população na temporada de férias.

As praias são as mais bonitas do Brasil. Toda a orla marítima é enfeitada por coqueiros que dão um toque mágico à paisagem deslumbrante. Algumas das praias ainda são primitivas e deixam os visitantes em êxtase e sem vontade de deixá-las; elas são banhadas por um mar ora verde, ora azul, incomparáveis para o deleite da vista humana.

A cidade de Maceió localiza-se entre a Lagoa Mundaú e o Oceano Atlântico. A história dessa cidade remonta o século XVIII, com o surgimento de um pequeno engenho de açúcar. . Seu desenvolvimento começou com a chegada de navios, que ancoravam no porto do histórico bairro de Jaraguá, importante porta de entrada para a economia local. 

Com sua arquitetura predominantemente colonial e neoclássica, hoje o velho bairro boêmio está sendo totalmente revitalizado pela Prefeitura de Maceió, para enriquecer o turismo cultural, resgatando a memória e protegendo o patrimônio histórico da cidade.

A denominação desse nome, foi derivado da palavra indígena "Macei-o-k" ou "Maçaiyo", que em tupi significa " o que tapa o alagadiço".

A capital de Alagoas tem localização privilegiada. Banhada por 15 praias, Maceió destaca-se no cenário nacional e internacional principalmente pela beleza exuberante de suas praias, mas sempre mornas e cristalinas. As areias, brancas e finas, os arrecifes que formam as piscinas naturais e a imensidão de coqueirais completam o cenário paradisíaco.

Como se não bastasse a paisagem belíssima do mar, a natureza ainda presenteou a cidade, formando um complexo estuarino lagunar invejável, um dos maiores do País, que tem como as mais conhecidas representantes as lagoas Manguaba e Mundaú, a número um na produção do sururu, marisco típico da região.



Compare Produtos, Lojas e Preços





 



Possuindo uma infraestrutura turística das melhores, a cidade oferece ao visitante além de bons hotéis, bares numa orla marítima onde se pode andar com toda tranqüilidade. e as mais belas praias, uma cultura diversificada em artesanato, culinária e costumes.Pontos históricos, e nomes famosos que de uma forma ou outra, também fizeram parte de nossa história. 

Além de ser uma cidade-porto, a localização de Maceió na metade do litoral do Estado de Alagoas, a torna ponto de convergência de estradas e o mais importante centro comercial do Estado. 

Além de banhar boa parte de Maceió e proporcionar o sustento de centenas de famílias, que vivem de catar sururu, a Mundaú oferece um espetáculo inigualável ao se juntar com o oceano Atlântico, formando o famoso Pontal da Barra.

Urbanizadas e próximas ao Centro, as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca inspiraram muitos poetas e cantores famosos, que as incluíram em suas composições. A razão do entusiasmo poético não é à toa. A Pajuçara, onde ficam os Sete Coqueiros, tem uma piscina natural a apenas 2 km da costa, onde o passeio de jangada é um dos principais programas dos visitantes.

A quinze minutos de jangada, saindo da praia de Pajuçara, estão as famosas piscinas naturais em pleno mar. Visitá-las é passeio obrigatório dos roteiros turísticos. Nas piscininhas, como são carinhosamente chamadas, existe uma infra-estrutura de atendimento aos que vão passar horas naquele paraíso. Lá, além de telefone público, prevalece a comida típica como o tira-gosto para as saborosas caipirinhas, feitas com cachaça ou vodka.

Nas marés baixas, a água do mar fica no meio da perna e peixinhos coloridos fazem ballet aos olhos dos visitantes deslumbrados.

 Telefones úteis

AEROPORTO 322-1300
ÁGUA 195
ALCÓOLICOS ANÔNIMOS 221-2611
CORPO DE BOMBEIROS 193
CORREIOS 159
DEFESA CIVIL 199
DEPLAN 147
DETRAN 194
DISK FISCO 1528
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA 221-1839
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA 221-4615
HEMOAL 221-2366
INSS 191
LABRE (RÁDIO-AMADORES) 223-3737
LUZ 196
PETROBRÁS 197
POLÍCIA 190
PRONTO SOCORRO 221-5939
S.O.S. NATUREZA 241-7711
SUNAB 198
TRANSPORTES URBANOS 158

As noites de Maceió, a capital, são alegres e descontraídas. Mulheres e homens bonitos ("gatas e gatos") desfilam nos bares, incendiando imaginação e despertando a vontade de amar. As casas noturnas, em sua maioria, têm música ao vivo, sax romântico e até piano de cauda à beira-mar. Dos Estados brasileiros, Maceió detém a estatística de ser a capital que mais apresenta cantores dentro da noite; noites estas, diga-se de passagem, cheias de meiguice. "À hora em que os bares se abrem e as virtudes se negam", como disse um famoso escritor brasileiro.
O povo de Alagoas é hospitaleiro por natureza.

Bom e cordial, recebe a todos como irmãos. Prestativo e simples, faz questão de deixar o turista à vontade, sempre orgulhoso das belezas naturais de sua terra.
Um cronista local deu a definição abrangente e poética: - "O povo é bom, a terra é fértil e o mar é azul".
 
Mais Fotos:
- Foto 1  - Foto 2  - Foto 3  - Foto 4

 
Reportagem: Marcelo Russo

Voltar