Compare Produtos, Lojas e Preços
Dicas de Viagem

Palmas - TO - Jul/05

Voltar

Localizado na maior área geográfica de transição das Américas, o Tocantins guarda imensas riquezas naturais.

Encontro dos ecossistemas do pantanal, do cerrado e da floresta tropical úmida da Amazônia, o Estado tem a responsabilidade de garantir a biodiversidade da Região.

O nome Palmas foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do rio Palma com o rio Paraná. O grande número de palmeiras, espécie nativa da região, foi outro fator que influenciou na escolha do nome.

Em 15 anos muita coisa mudou. Já somos mais de 160 mil habitantes, com excelente qualidade de vida. A grande maioria das quadras já é pavimentada e conta com iluminação pública, saneamento básico e água tratada.

Símbolos de Palmas

A BANDEIRA


- Em campo branco, símbolo da paz, opõe-se um sol amarelo ouro sobre duas faixas estreitas e paralelas, em azul, dispostas horizontalmente e intercaladas eqüidistantemente a partir do lado inferior da bandeira. As faixas azuis fazem alusão aos Rios Tocantins e Araguaia, de vital importância para o progresso e desenvolvimento do Estado e da Capital e o sol simboliza a sede do poder estadual, de onde emanam as grandes decisões do governo.

O BRASÃO

- Em forma ovalada, sendo circundado por ramos de oliveira e entrelaçado nos cantos superior e inferior por guirlandas. Na guirlanda superior, em cor azul, vazada por letras em fundo branco, figura a frase símbolo do Estado do Tocantins, que no brasão municipal é escrita em português: "ESTA TERRA É NOSSA", pelo fato de Palmas sediar a Capital do Estado.



Compare Produtos, Lojas e Preços





 



O GIRASSOL

- Símbolo turístico de Palmas, a imagem do girassol, que deverá ser utilizada isoladamente ou ao lado de outro símbolo oficial, visa a sua divulgação e propagação como um dos símbolos da cidade. A Administração Municipal utiliza o girassol nos impressos, nas correspondências, nos veículos, nas placas, nos prédios públicos e nos eventos oficiais dentro ou fora dos limites do Município.

Em Palmas existem vários pontos turísticos, entre eles: o Parque Cesamar, a Praia da Graciosa, a Praia da Prata, as cachoeiras da região de Taquaruçu entre outras. Muitas pessoas vêm de outras cidades, estados e até países conhecer a Feira do Bosque.

Com belezas naturais ainda intactas, quilômetros de praias fluviais, cachoeiras e reservas ecológicas, a capital está situada no centro geográfico de Tocantins e integra a Região Turística de Palmas, juntamente com outros quatro municípios - Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo e Porto Nacional.

Palmas, a capital do estado de Tocantins, ainda é um canteiro de obras. Considerada a mais nova cidade do Brasil, é chamada de "capital das oportunidades" e tem atraído milhares de pessoas que, em busca de trabalho, migram para a nova fronteira econômica do País. É neste clima de crescimento que o turismo surge como um dos segmentos a ser explorado.

 

Voltar