Compare Produtos, Lojas e Preços
Dicas de Viagem

São Luiz - MA - Jan/05

Voltar

Quem visita São Luís deve ter em mente que as temperaturas são altas o ano inteiro. Além disso, a maioria dos passeios é ao ar livre, envolvendo caminhadas por ruas que mantêm seu padrão de calçamento original, em paralelepípedos. Por isso a dica é abusar das roupas e calçados leves e não esquecer acessórios importantes como chapéus, bonés, protetor solar e óculos escuros, principalmente durante visitas às praias e ao Centro Histórico.

As companhias aéreas mantêm vôos diários para o Aeroporto Cunha Machado, em São Luís, partindo das principais capitais do País. Existem vôos diretos saindo de Belém, Brasília, Fortaleza, Manaus, Parnaíba e Teresina. Vôos com escala partem de Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Por terra o principal acesso é a BR 135.

Praias

O roteiro das praias começa pela praia da Ponta da Areia, com acesso pela Av. Atlântica, depois se sucede a praia de São Marcos. Seguindo pela Avenida Litorânea se tem as praias Calhau e Caolho. O movimento maior nesta época do ano – em função dos chamados jogos de verão – é a praia de São Marcos.


Divulgação

• Praia da Ponta d'Areia
A 4 quilômetros do centro de São Luís. É uma das mais movimentadas. De acesso fácil, conta com hotéis, restaurantes e clubes de reggae. Próxima ao Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.



Compare Produtos, Lojas e Preços





 



• Praia de São Marcos
Fica a 7 quilômetros do centro, no início da Avenida Litorânea. Bastante freqüentada por jovens e amantes do surf. Possui bares em toda a sua extensão e animação noturna.

• Praia do Calhau
Situada na extensão da Avenida Litorânea. Considerada uma das mais bonitas da cidade.

• Praia do Olho d'Água
Chamam a atenção nesta praia a presença de morros e falésias. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela. Observe-se que em geral todas as praias da cidade possuem, devido a grande amplitude das marés, grandes faixas de areia que se tornam ideais para a prática de esportes com bola, entre tantos outros.

Carnaval

O Carnaval de São Luís é marcado por características muito próprias que se revelam nos batuques, nas brincadeiras e nos personagens que tomam conta das ruas nos dias de folia. Cruz-Diabo, Urso e Fofão são exemplos dessas figuras mascaradas, alegres e ao mesmo tempo assustadoras, que chamam a atenção do visitante e fazem a diversão das crianças. A dança e a animação ficam garantidas com os sons dos blocos tradicionais, blocos de índios, grupos de cultura afro, escolas de samba, bandinhas e charangas.

Vida noturna

O vai e vem no Centro Histórico se estende até mesmo à noite quando o movimento se volta para os bares e restaurantes. Nos finais de semana, há sempre manifestações do folclore e da cultura maranhense, em mostras e eventos, que levam o turista a prolongar os momentos mágicos desta verdadeira aula de história e cultura, que levam o turista a deixar São Luís com o desejo de voltar em breve.

Em São Luís destaque para o Centro Histórico, que passou por um grande programa de restauração. O conjunto é um dos mais significativos do Brasil, com cerca de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX distribuídos principalmente pelos bairros da Praia Grande, Desterro e Portinho. Conta com lojas, cinema, museus, bares, restaurantes e hotéis.


Divulgação

A ilha do amor, assim é chamada essa linda ilha no litoral nordestino, sol o ano todo, lindas praias, uma comida maravilhosa, uma dica é sempre o litoral, lá na praia do São Marcos tem o Bar e restaurante Paradaise e bem em frente a Barraca do JC, com maravilhosos sucos, o de Juçara (AÇAI) é muito bom. O Centro Histórico é de uma beleza insuberante, uma volta ao passado, dia de quarta rolar um Regue de responsa, que voçe dança agarradinho.

Reportagem: Marcelo Russo

Voltar