Compare Produtos, Lojas e Preços
Dicas de Viagem

SPA em Piracicaba - Fev/04

Voltar

 
SPA Alternativo -  Spasso da Natureza

Técnicas milenares ajudam a perder peso e a manter o corpo saudável

Spasso da Natureza em Piracicaba mescla alimentação natural com terapias holísticas na busca de um corpo equilibrado e magro.

Em meio às loucuras da vida moderna, são poucas as pessoas que encontram nesta rotina tempo e ambiente adequado para relaxar e cuidar da mente e do organismo. Da necessidade humana de parar e relaxar surgiu, antes da “tradicional” medicina ocidental, as terapias orientais. Como a busca por qualidade de vida independe de fatores como estar ou não doente, idade, gênero ou religião, o Terapeuta Holístico possui um mercado potencial extremamente amplo, que cresce a cada dia junto à preocupação da população com a saúde e com a estética do corpo.

O Spasso da Natureza, inaugurado há dois anos, em Piracicaba é um tipo de SPA diferenciado, seu espaço é rústico, cercado de natureza por todos os lados, afastado da cidade e da estrada. Mas para atingir o corpo saudável, o “Spasso” oferece vários tipos de terapias holísticas e uma alimentação natural, ambos baseados nos princípios da Medicina Ortomolecular, com o auxílio da Ciência que estuda a Íris – a Iridologia e com o estudo do Organotipo da pessoa.

Além de estar localizado num ambiente de total tranqüilidade, e de harmonia com o verde, o Spasso da Natureza é administrado por profissionais e terapeutas especializados.  O local é um Centro de Terapia Natural que oferece às pessoas que têm como proposta fundamentada o “profundo respeito à Natureza e ao Ser Humano” um grande leque de terapias holísticas.

 Pessoas procuram espaço holístico para combater obesidade, stress e depressão

Segundo dados analisados do último ano pelo próprio Spasso da Natureza, foi constatado que a maioria das pessoas que procuram as terapias alternativas estão atrás de soluções para problemas cada vez mais freqüentes na atual sociedade, como obesidade, stress e depressão. Os pacientes buscam a reeducação alimentar, a desintoxicação geral do organismo, e o equilíbrio físico e emocional, e saem do Spasso com resultados altamente positivos.



Compare Produtos, Lojas e Preços





 



O Spasso da Natureza apresenta um trabalho diferenciado, pois oferece a oportunidade do Sistema de Permanência, no qual a pessoa pode ficar um período alojado na sede, usufruindo as terapias e alimentando-se de maneira correta, cercada de tudo o que há de mais natural. Mas, também oferece um Sistema de Consultas Periódicas, principalmente para quem não tem tempo, a terapia pode ser feita através de periódicas visitas aos terapeutas, com agendamento de horários.

O trabalho realizado é sério e confiável. No Spasso da Natureza cada passo é dado de uma vez. O primeiro é a Avaliação Terapêutica, que é realizada em entrevista individual. Trata-se de uma avaliação geral do organismo (físico/emocional) através da Iridologia, do Tipo Sanguíneo, e do Organotipo.

Depois da avaliação, o terapeuta pode prescrever as terapias que deverão ser utilizadas naquela determinada pessoa. Elas se dividem em: Hidroterapia (O efeito fundamental das aplicações da água para desintoxicação através da expulsão de toxinas), Geoterapia (a utilização da terra ajuda a dissolver a impureza dos tecidos provocando sua eliminação e repondo as suas propriedades minerais), Helioterapia (a luz é ativadora das defesas do corpo), Eoloterapia (o ar é a fonte mais importante para a manutenção da saúde e da vida humana), Alimentação Balanceada, Fitoterapia, Acupuntura, Massagens e atividades individuais ou grupais.

Segue a explicação de cada terapia e suas formas e técnicas.

1. Avaliação Terapêutica

Formas e técnicas:

Iridologia - A análise da Íris – Tem o objetivo de identificar problemas físicos e emocionais no organismo dos indivíduos. A partir desta análise, o terapeuta pode orientar um tratamento natural adequado para o restabelecimento de sua forma saudável.

O Tipo Sanguíneo do indivíduo orienta a alimentação adequada para o organismo, baseado nos estudos do Dr. Peter D’Adamo e na experiência com técnicas terapêuticas Ortomolecular de Heloísa Bernardes.

O Organotipo é definido pelo terapeuta através de vários testes denominados pulsologia, Oring-test e fisiognomia. O conhecimento do Organotipo é fundamentado na teoria oriental coreana dos quatro elementos da Natureza: terra, água, sol e ar. A predominância de um destes elementos em proporção maior ou menor em nível de organismo é o que caracteriza as fragilidades orgânicas da pessoa, influenciando nos aspectos fisiológicos, psicológicos e mentais.

2. Hidroterapia

O efeito fundamental das aplicações da água, segundo técnicas específicas para cada tipo de banho, é a desintoxicação através da expulsão de toxinas. Com a provocação desta eliminação, a hidroterapia aumenta, conseqüentemente, a defesa imunológica, além de tonificar os órgãos e produzir, por reflexo nervoso, estimulação respiratória que atinge a circulação sangüínea.

¨ Realizadas nas dependências apropriadas, distribuídas em masculinos e femininos.
¨ Na aplicação da hidroterapia são utilizada as técnicas de:
- Banho de Tronco, Genital e Vital: assento em tinas de fibra de vidro, com anti-sepsia diária
- Duchas: escocesa (agulheta) e natural (xamânico)
- Vapor: sauna com cabeça para fora, alternando entre quente e frio
-
Piscina: para exercícios aquáticos e lazer.

3. Geoterapia

Uso da geoterapia é milenar. Já conhecido pelos povos antigos, como Árabes, Gregos, Romanos e outros, foi introduzido no ocidente por Priessnitz, Kneipp, Felk e seus continuadores.

No Spasso da Natureza o uso da Geoterapia é um dos procedimentos básicos, pois a utilização da terra ajuda a dissolver a impureza dos tecidos provocando sua eliminação e repondo as suas propriedades minerais.

Formas e técnicas:

¨Aplicação de cataplasma de barro no baixo ventre para atuar no centro da atividade orgânica que é o aparelho digestivo.
¨ É realizado em dependências apropriadas, masculino e feminino, com a pessoa em decúbito dorsal.
¨ 
O barro utilizado é extraído de uma profundidade mínima de 2m e de locais distantes de contaminação.

4. Helioterapia

As vibrações eletromagnéticas dos raios do sol são fontes de vida que proporcionam ao corpo energia necessária que aliviam a energia orgânica vital, a luz é ativadora das defesas do corpo.

Formas e técnicas:

¨ Realizado em áreas próprias e na piscina.
¨ Banho de sol: realizado em poucos minutos de forma gradativa nos horários convencionais recomendados.
¨ 
Banho de sol localizado: usado para reforçar a ação deste sobre determinadas partes com lesões.

5. Eoloterapia ou banho de ar

O Ar se constituí no alimento sutil do sistema nervoso com a vantagem de que não se precisa digerir. O ar é a fonte mais importante para a manutenção da saúde e da vida humana.

Uma das técnicas utilizadas no Spasso da Natureza é o banho de ar, este estimula a respiração da pele, a excreção da uréia e de outras impurezas, o que facilita a absorção do oxigênio do corpo.

Formas e técnicas:

¨ Realizadas ao despertar e antes de recolher. São exercícios acompanhados e tecnicamente cronometrados.

6. Alimentação

 A alimentação é fundamentada no processo de reequilíbrio orgânico. Os alimentos são compostos a base de cereais integrais, leguminosas, hortaliças, verduras, oleoginosas, mel, frango, peixes e frutas de diversas variedades.

- Os alimentos são selecionados conforme a indicação terapêutica, que satisfaz as necessidades do organismo.

7. Fitoterapia

A fitoterapia é utilizada como complemento das necessidades orgânicas de acordo com a indicação terapêutica. Os componentes de ervas são adquiridos de laboratórios especializados e credenciados ao Ministério da Saúde.

Os chás são preparados em ambientes próprios com plantas cultivadas na horta medicinal deste local.

 8. Atividades Individuais e Grupais

A visão holística global do processo não permite separar o emocional, o mental e o físico, pois todos são importantes para complementar ou facilitar o encontro do ser na unidade. Nestas atividades acontece a liberação de sentimentos.

Formas e técnicas:

¨ São realizados atendimentos individualizados e acompanhamentos sistemáticos por terapeutas especializados em diversos tipos de Terapias Holísticas como: Respiração, Renascimento, Terapia Corporal (massagem relaxante, shiatsu, drenagem linfática), e outros.
¨ 
As Atividades grupais englobam as caminhadas, hidroginástica, Ginástica Nishi, reflexão, meditação, exercícios de relaxamento e revitalização e auto-conhecimento.

9. Acupuntura

Toda a teoria da acupuntura se firma no princípio de que o corpo não passa de uma energia que, depois de passar por níveis crescentes de densificação, organiza-se em matéria viva.

A energia segue, no organismo, padrões específicos de fluxo, que lhe delineiam as diversas funções. Elas circulam ininterruptamente nas partes internas e externas, provocando e restabelecendo o equilíbrio do organismo.

Formas e técnicas:

¨ Aplicações de acupuntura por fisioterapeuta com especialização na área.

10. Massagens

Indicada para casos de pessoas que precisam diminuir a tensão física e mental. As massagens, ou acupressura, pode atuar sobre os órgãos internos através da superfície do corpo, aliviando as tensões.

Formas e técnicas:

¨ Realizado por terapeutas da área, com o intuito de aliviar as tensões musculares e o stress físico e mental, através de técnicas de massagens como a acupressura e de hidromassagem e hidratação corporal com emprego de óleos essenciais.

Voltar