Brotas - SP

Voltar

A Capital Brasileira do Ecoturismo.

Brotas é uma cidade de quase 160 anos que floresceu na fase áurea do café e com a crise do mesmo decaiu. Ela possui uma área de 106.200 hectares, tem 18.000 habitantes. Sua economia baseia-se na agropecuária.

Sua vegetação se compõe de cerrado e mata de planalto que é uma variação da mata atlântica. Sua fauna é constituída por aves como: marreco, tico-tico, periquito, seriema, tuim, gavião, anu preto, entre outros. E também por espécies bem típicas como: tatu-galinha, veado, gambá, capivara, e o já ameaçado de extinção: lobo guará.

O Rio Jacaré Pepira, que cruza a cidade pertence à bacia do Rio Tietê e ocupa uma área de 2.612 Km², nasce na divisa entre São Pedro e Brotas, na Serra de Itaqueri numa altura de 960 m e após um trecho de 174 Km formando cachoeiras e várzeas exuberantes, deságua no rio Tietê a aproximadamente 400 m de altitude no município de Ibitinga (notem a diferença de nível entre a nascente e a foz), passa pelos municípios de Brotas, Bocaina, Ribeirão Bonito, Bariri, Boa Esperança do Sul, Dourado, Jaú, Dois Córregos e Itaju.

O município é muito rico em recurso hídricos. Possui muitos rios, ribeirões e nascentes, sendo esse um fator que possivelmente tenha contribuído para a escolha do nome da cidade.

Atualmente, o município ainda possui uma economia predominantemente agrícola. Considerando-se a tradição agropecuária e os recursos naturais do município: cachoeiras, matas preservadas, serras e rios, a economia turística, com base no ecoturismo, turismo de aventura e no turismo rural tem se tornado outra atividade de destaque e importância para a economia local.


Como chegar a Brotas

Origem São Paulo

Caso sua origem for de São Paulo, vá pela Anhanguera ou a Bandeirantes até Limeira ( 145 Km ), após o Pedágio entre na Rodovia Washington Luis. Quando no Alto da Serra de Rio Claro, você deverá alcançar o trevo de Analândia e logo em seguida o Posto da Polícia Rodoviária. Faça o contorno para Brotas, Siga sempre na estrada, passe por Itirapina. Brotas estará logo em frente. Abaixo você pode ter uma referência através do Mapa.

Ecoturismo Brotas

Para quem gosta de esportes radicais e muito contato com a natureza, Brotas é a Capital Brasileira do Ecoturismo.
Atividades: rafting, floating, canyoning, caving, canoagem, trekking, cavalgada e bóia-cross... e muito mais.

 
RAFTING
O rafting é praticado na segunda parte do RIO Jacaré - Pepira. São 9 km. de percurso, com 5 quedas de 1,5 a 3 metros de altura, e um trecho no qual se pode escorregar sobre as pedras até alcançar a correnteza.
A travessia do rio, que tem nível de dificuldade 3 e 4, numa escala de 1 a 6, é feita em botes infláveis que acomodam de 4 a 6 pessoas, e tem a duração de 2 horas.
A melhor época do ano para a prática do rafting vai de novembro a maio.
São oferecidos pacotes que incluem um curso rápido, colete salva-vidas, capacete, seguro, transporte do centro da cidade até a margem do rio e guia experiente.

boiabasico.jpg (38540 bytes)
BÓIA - CROSS
O que antes era apenas uma brincadeira dos "moleques de Brotas" se profissionalizou e virou esporte. Utilizando a velha câmara de ar, ou modernos e seguros equipamentos (bóias revestidas de lona, coletes salva-vidas, capacete), esta atividade vem ganhando novos adeptos a cada dia.
TIROLEZA
Consiste em atravessar de um ponto ao outro pendurado por cordas normalmente efetuado em uma garganta de uma antiga pedreira ou cachoeira.

CANYONING

Esse esporte que busca o contato mais íntimo do homem com a natureza, explora os lugares mais preservados, quase inacessíveis; rios, cachoeiras, canyons e montanhas. Uma forma arrojada de exploração de rios de montanha, (cachoeiras), utilizando as mais modernas técnicas de progressão vertical, o rapel.

Venha praticar o canyoning nas melhores cachoeiras de Brotas. Cursos, batismos e saídas regulares. Paisagens intocadas, aventura, ação, movimento e muita água, experimente!

TRILHAS CAVALGADAS

Cavalgadas: Trilhas feitas à cavalo por entre serras, passando por campos e plantações, cortando riachos e áreas de mata nativa.

 

CACHOEIRAS

PARQUE DOS SALTOS: Área de importância ambiental e histórica. Localizado no perímetro urbano é o cartão postal de Brotas, pois o rio corta a cidade, formando várias quedas e corredeiras, onde anualmente é realizado o campeonato de canoagem. E ainda abriga um prédio de valor histórico e arquitetônico da antiga usina hidroelétrica.

Mas não é só de Turismo que vive a cidade de Brotas, destacam-se em diversas áreas :

· Principais atividades econômicas do município: agropecuária e agroindústria canavieira.

· Principais culturas: cana-de-açúcar e laranja, vindo a seguir o café e o milho. Está havendo também muito interesse no cultivo de frutas para a industrialização, como pêssego, figo, nectarina, goiaba e outros (Fazenda Taperão).

· Na pecuária temos grandes grupos de criadores de gado de corte e reprodutores (grupo Atalla e Manah). O gado leiteiro também se destaca com os laticínios Tavolaro e Smaniotto.

· Na criação de suínos, destaca-se a fazenda Santo Inácio de Loyola, por sua tecnologia. Existem também inúmeras granjas de frango para corte, que funcionam no sistema de integração.

· Na indústria, ressaltamos a destilaria Paraíso, que por ser de maior porte emprega um grande número de pessoas. Destaca-se, dentro da pequena indústria, a de varas de pesca pela quantidade e qualidade das mesmas.

· Atualmente, a cidade de Brotas é conhecida como "capital da vara de pesca".

· Outras pequenas indústrias são: calçados, roupas e bancos de jardim.

   TELEFONES ÚTEIS

   Prefeitura - (55) 014 - 653.1107
·  Hospital - (55) 014 - 653.1200
·  Centro de Saúde - (55) 014 - 653.1106
·  Polícia - (55) 014 - 653.1105
·  Polícia Militar - 190

·  Pronto Socorro - 192

Voltar