Chapada dos Veadeiros- GO - Jun/03

Voltar

Encravada no  nordeste de Goiás, a chapada  dos Veadeiros abriga um  parque nacional de 60 mil hectares de vales, cachoeiras e canyons, e ainda enormes paredões rochosos com bases descampadas e precipícios!

Próximo à cidade de Alto Paraíso, aproximadamente 220 Km de Brasília-DF e a 500 Km de Goiânia, a belíssima Chapada dos Veadeiros está em pleno cerrado.

A região apresenta altitudes variáveis entre 600 e 1700 m e relevo levemente ondulado. O clima é quente e semi-úmido chuvosos e invernos secos. Seu solo raso cobre quartzitos e cristais de rocha que são encontrados pelas diversas trilhas.

Conhecida como "Porta do Céu", a Chapada dos Veadeiros oferece atrações para todos os gostos e idades. O povoado de São Jorge, a 35 Km de Alto Paraíso, é o portal para entrar no ambiente típico da região: O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. São 60.000 hectares sob a vigilância do IBAMA onde podemos ver tamanduás, veados-campeiros, tatus, seriemas, araras, papagaios, perdizes nos campos de canelas-de-ema, bromélias e buritis. Nas áreas de florestas, ainda podemos ver antas e capivaras.

Possuindo o mais antigo patrimônio geológico do continente, a placa Araí, formada há 1 bilhão e 800 milhões de anos, a Chapada dos Veadeiros é o ponto de maior luminosidade visto da órbita da Terra, segundo a NASA.

Área de beleza inigualável, apresenta suas peculiaridades tanto no período de seca, como no de chuvas, atraindo as pessoas pelo misticismo e ecoturismo, pois é famosa pela energia espantosa que envolve a região, além das diversas cachoeiras, trilhas e paisagens inesquecíveis, a preservação do meio ambiente e a natureza ainda não tocada e degradada pelo homem, graças ao esforço do IBAMA, entidades ambientalistas, população local e da administração pública local.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma reserva ecológica com belíssimas cachoeiras, canyons, minas de cristal, riquíssima flora e fauna.

O principal rio que drena o Parque Nacional dos Veadeiros é o Rio Preto, afluente do Rio Tocantins. Ao longo do seu percurso podemos encontrar várias cachoeiras, entre elas o Salto do Rio Preto, com 120 ms de altura, a base do salto, com 80 ms, e as Cariocas. Igualmente de grande beleza despontam os Canyons, paredões de até 40 ms de altura e vãos de até 300 ms.

Fora dos limites do Parque, propriedades particulares abrem suas belezas para o público, localizadas ao longo dos córregos São Miguel e Raizama e o Rio Tocantinzinho, tais como: o exótico Vale da Lua (chamado assim devido à formação rochosa que faz lembrar a superfície lunar; salto do Raizama; Morada do Sol; Vale Encantado; canyon do Tocantinzinho (um estreito no rio que cria um espetáculo fabuloso justamente onde deságua o Córrego São Miguel)

Para quem está chegando, o cenário pouco revela. A vegetação parece agressiva. As árvores se apresentam retorcidas, formando estranhas figuras. O mato é ralo e rasteiro.

Quem se interessa em ir além, penetrando mais fundo nos mistérios da Chapada, descobre riquezas insuspeitadas. A paisagem que parece tão homogênea se desdobra aqui e ali em campos floridos, veredas tropicais, matas de galeria. Trilhas encantadas levam a cachoeiras monumentais, canions profundos e montanhas oceânicas.

O solo é delicado, em maior parte impróprio para a agricultura, e o clima se faz ameno, com temperaturas médias entre 18 e 24 graus. Chove no verão e o inverno é seco, recriando-se a cada estação uma nova Chapada.

O nome Veadeiros é dado por causa dos cachorros vira-latas que abtuam o lugar. Esses cachorros eram usados pelos moradores para caçar veados na época do garimpo. Daí surgiu o nome Chapada dos Veadeiros.

Dicas :

  • Nos feriados prolongados e fins-de-semana com lua cheia a procura pela Chapada dos Veadeiros é muito intensa.Por isso, é necessário fazer reservas com bastante antecedência.

  • Traga lanternas para os passeios noturnos. Se possível, traga também uma luneta: vez por outra podemos ver objetos luminosos no céu, que não identificamos.

  • É sempre recomentável vir com roupas claras e tênis ou botas confortáveis. O uso de filtro solar também é um bom hábito, sobretudo para quem tem pele clara e pretende fazer longas caminhadas.

  • Para sua seguranças não deixe de respeitar as observações dos guias durante os passeios.

ECOTREKING

A trilha até a Cachoeira Sertão Zen mostra uma bela visão do cerrado. Buritis,orquídeas e velosias traçam o percurso sobre o mirante de onde se avista a chapada. Na nascente do Rio Macacão, o espetáculo são cascatas e formações rochosas de até 60 metro de altura. A trilha termina no topo dos 150 metros da cachoeira, de onde se tem a deslumbrante visão do vale e dos enormes paredões de quartzito da Chapada dos Veadeiros.

Extensão: 12 km  Tempo: 4 horas

Outros Links para Matérias em Goiás:
- Alto do Paraíso

- Caldas Novas
- Parque Nacional das Emas
- Corumbá

Reportagem: Renato Duarte

Voltar