Ecoturismo

Roteiro dos Fortes - SP - Jun/05

Voltar

 
O projeto turístico denominado “O Roteiro dos Fortes”, constitui-se de um roteiro de visitação traçado através das oito fortificações militares históricas construídas ao longo dos últimos séculos na Região Metropolitana da Baixada Santista - RMBS.

Esse projeto vem de encontro às diretrizes do Plano Diretor de Turismo da Baixada Santista – PDTUR-BS, desenvolvido pela AGEM, que visa integrar o turismo na Região Metropolitana da Baixada Santista, através do aproveitamento racional dos atrativos turísticos, nos campos histórico, cultural, esportivo, social, de negócios, entre outros.

O ”O Roteiro dos Fortes” visa estimular o turismo histórico-cultural na Região Metropolitana da Baixada Santista - RMBS, incentivando a preservação do patrimônio histórico e militar, que nos conduz à formação histórica de nossa nacionalidade.

O desenvolvimento do turismo de uma forma geral possibilita o desenvolvimento social e econômico, a ser obtido através da geração de emprego e renda voltada ao atendimento turístico na região.

Fica claro mais uma vez o potencial turístico ainda a ser explorado na Região Metropolitana da Baixada-RMBS, que possui várias alternativas significativas capazes de alavancar o desenvolvimento e a recuperação econômica de toda a região.

O roteiro mostra aos visitantes a história dos fortes destinados ao armazenamento de armas e munições e de sete fortalezas construídas entre os séculos 16 e 20. A menos de 1 hora da São Paulo este novo roteiro turístico é opção para um passeio á história do litoral paulista.

Roteiro :

• FORTE AUGUSTO – Santos/SP
Abriga o museu de pesca de Santos – Século 18 ( 1734 )

• FORTALEZA DE ITAIPU – Praia Grande/SP
Uma excelente opção de turismo ecológico em Praia Grande - Século 20 ( 1902 )

• FORTALEZA DOS ANDRADAS – Guarujá/SP
Considerado o mais moderno e o último a ser construído - Século 20 ( 1942 )

• CASA DO TREM BÉLICO – Santos/SP
Considerada a mais antiga construção de Santos, a Casa do Trem, à Rua Tiro Onze, data de século XVII e serviu de arsenal para os diversos fortes construídos para defender a vila dos ataques de corsários. O monumento é tombado pelo SPHAN. Abriga o centro da juventude – Século 18 ( 1734 )
 



Compare produtos, lojas e preços
Digite produto ou marca





 



• FORTALEZA DE ITAPEMA – Guarujá/SP
Século 16

• FORTE SÃO JOÃO (1532-1547) – Bertioga/SP
Anexo à fortaleza funciona o Museu João Ramalho, que abriga as réplicas de objetos antigos - Século 16

• FORTE SÃO FELIPE – Guarujá/SP
Século 16

• FORTALEZA DO SANTO AMARO DA BARRA GRANDE – Guarujá/SP
Com vista privilegiada da baía de Santos, é a única fortaleza espanhola fora dos domínios da Espanha - Século 16 ( 1584 )

Construído em ponto estratégico, no canal de Bertioga, para defender as entradas das vilas de Santos, São Vicente e São Paulo de Piratininga de ataques de esquadras inimigas, sobretudo francesas e holandesas, o Forte São João, que era conhecido como Fortaleza de São Thiago, é considerado hoje o mais bem-preservado e visitado do País, recebendo turistas do mundo inteiro. Será o ponto de partida do circuito que tem como previsão 2 dias de passeio.


Material :
http://www.novomilenio.inf.br/
http://www.agem.sp.gov.br

Voltar