Ecoturismo

Igrejas em Ouro Preto - MG - Mai/06

Voltar

 
Visitar as Cidades Históricas de Minas Gerais é como entrar na máquina do tempo. As casas coloniais, as pessoas, ambientes e gastronomia fazem o clima perfeito para momentos inesquecíveis.

Andar muito pelas ladeiras de Ouro Preto - esse é o "lema" da cidade mais famosa dentre as cidades históricas -- e a mais movimentada também. Obviamente você encontrará uma infinidade de igrejas, lojas e passeios para fazer por lá.

As igrejas de Ouro Preto também guardam sua porção de preciosidades. A de São Francisco de Assis foi projetada por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e é o ponto máximo do trabalho do artista. Filho de um português com uma escrava, Aleijadinho é o principal representante do barroco brasileiro. Suas obras podem ser vistas por toda a região do ouro: estão em Sabará, Nova Lima, São João Del Rei, Tiradentes, Mariana, Catas Altas, Barão de Cocais, Caeté e Congonhas.

A matriz Nossa Senhora da Conceição foi construída pelo pai de Aleijadinho, Manuel Francisco Lisboa. Como era costume na época, pai e filho estão enterrados no local. Lá também está o museu em homenagem ao artista, com obras e móveis que pertenceram a ele.

O poder da Igreja Católica povoou a região de templos religiosos. Ao lado das igrejas dos brancos, surgiram também as igrejas dos escravos, que rendiam homenagens aos santos negros, principalmente santa Ifigênia e são Benedito. Nelas, as roupas dos santos são bons exemplos da influência da cultura dos escravos. As imagens de são Pedro, por exemplo, têm a barra da calça virada e, algumas vezes, Nossa Senhora aparece com botina.



Compare produtos, lojas e preços
Digite produto ou marca





 





 

Voltar