Chapada das Mesas – MA - Nov/04

Voltar

Mais um daqueles segredos que só o Brasil guarda.

Apaixonar-se pelo Maranhão é inevitável quando se descobre a Chapada das Mesas. O relevo dessa região no sul do Maranhão exibe curiosas formações rochosas, gigantescas esculturas naturais. Em meio à vegetação exuberante revelam-se os mais belos segredos: cachoeiras inacreditáveis e até pinturas rupestres. Um paraíso para o lazer e a aventura.

Existem vários passeios atraentes na Chapada das Mesas. A Cachoeira de Santa Bárbara é uma das mais belas, excelente para um banho solitário em suas águas energizantes. A imponente Cachoeira de Itapecuruzinho é um verdadeiro clube natural. Lá, além da convidativa área para banho, o turista conta com uma estrutura de lazer com playground, bar e restaurante.

Localizada no sul do Maranhão, as principais cidades do pólo são Imperatriz, Carolina e Riachão. O Sertão maranhense esconde os cerrados mais preservados do Brasil e apresentam paisagens de grande beleza.

A Chapada das Mesas é um lugar sob medida para quem gosta de desafios, com sertões, florestas de buritizais e trilhas, além de cachoeiras para cascading e canyoning (nos arredores de Carolina e de Riachão). Para esportes náuticos, como kite surfe e windsurfe, vá aos Lençóis Maranhenses. Também é possível ir de jipe até a entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas (a 270 km de São Luís).

Cada cachoeira é mais linda que a outra. A vegetação é exuberante, e o relevo de chapadas vermelhas, além de formar uma belíssima paisagem, esconde pinturas rupestres de índios ancestrais. Depois de um banho de natureza na Chapa das Mesas, você vai ser outra pessoa.

Uma das visões mais espetaculares que o Maranhão guarda é a cachoeira de Pedra Caída. O passeio começa com uma bela caminhada por entre a vegetação e pequenas quedas d’água. Mais adiante, em meio aos paredões rochosos, descortina-se uma fantástica cachoeira de 50 metros de altura. Uma visão inesquecível.

Outras atrações :

• Morro das Figuras - Sítio arqueológico com inscrições rupestres.
• As cachoeiras são responsáveis por grande parte do encanto que envolve a Chapada das Mesas - Cachoeira de Pedra Caída, Itapecuruzinho , São Romão, Cachoeira da Prata.
• Trilhas ecológicas - Para quem gosta de caminhadas.
• o rappel, que começa a ser praticado na região.
• mergulhos em rios de águas cristalinas.
• A Chapada tem cenários perfeitos para a prática de esportes de aventura como cayaking, rafting, canyonning, cavalgadas, pescaria e escaladas.

Reportagem: Marcelo Russo

Voltar