Monte Verde - Mg - Nov/00

Voltar

Situada a 167 km de São Paulo, 420 km do Rio de Janeiro e a 484 km de Belo Horizonte, pela Rodovia Fernão Dias e  com acesso pelo município de Camanducaia-MG, Monte Verde traz à você e sua família a felicidade de um verdadeiro paraíso ecológico.

Nos fins de semana, feriados prolongados, sua temporada de verão, e principalmente no inverno, Monte Verde se transforma num dos locais mais charmosos do Brasil.

Monte Verde se tornou famosa por suas próprias qualidades. Próxima dos grandes centros de um país tropical como o Brasil, Monte Verde apresenta características tipicamente européias; reúne os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas oferece a tranqüilidade de uma pequena cidade do interior.

Situada em altitudes que variam entre 1500 e 1600 metros, Monte Verde apresenta um clima frio e seco, característico de regiões montanhosas. No inverno, as temperaturas freqüentemente caem abaixo de zero, mas  nesta região o frio é um atrativo. No verão a temperatura é mais amena, mas em compensação chove mais.

História de Monte Verde

"... Ao chegar ao Brasil, em 1913, a família Grinberg foi morar na Colônia Varpa, recentemente fundada por seus patrícios imigrantes da Letônia, próxima à cidade de Paraguaçu Paulista.

Verner Grinberg e Emilia Leismeir, recém-casados, foram passar a lua-de-mel em Campos do Jordão. Empolgados com o clima da região e com as paisagens da Serra da Mantiqueira, muito semelhantes à sua terra natal, resolveram adquirir terras nos Campos do Jaguari, iniciando a formação de uma fazenda.

Nessa fazenda, Grinberg, seu pai e o tio Karlis Kempis, começaram a ceder lotes de terreno a parentes e amigos, conterrâneos e adeptos de sua religião, membros da igreja Batista, para que construíssem casas e viessem morar na fazenda. Iniciaram, assim, a construção de um povoado que recebeu o nome de Monte Verde, inspirado no significado do sobrenome de seu idealizador: grin - verde; berg - monte..."

        

Infra-estrutura

Hotéis, pousadas e inúmeros chalés espalhados por Monte Verde, para quem quer gastar menos, existe a opção de um Albergue da Juventude.
Hotéis de todos os tipos, desde os mais simples aos mais sofisticados, oferecem todo conforto ao turista .

A colonização letã e alemã influenciou de maneira marcante o estilo das construções, bem como deixou marcas na culinária, no artesanato e nos costumes.

Lanchonetes, casas de chá e restaurantes capricham na preparação de seus cardápios. O Fondue é um dos pratos mais procurados, pois combina com o clima das montanha,  comida mineira, alemã ... promovem uma infinidade de pratos e sabores.

A avenida Monte Verde é o principal ponto de encontro do comércio, lojas de venda de queijos (fondue) vinhos e doces caseiros. O Comércio  é movimentadíssimo,  shoppings, restaurantes e um grande número de lojas especializadas em malhas, moletons e produtos variados. Um aeroporto, onde se pode conhecer o pinheiro mais velho da cidade com aproximadamente 500 anos.
A região é dominada por uma rica vegetação, formada por trechos remanescentes da Mata Atlântica (incluindo araucárias nativas com centenas de anos de idade), além de uma extensa área de reflorestamento constituída de pinheiros e eucaliptos.   

Passeios

  • Pico do Selado - O ponto mais alto de Monte Verde, são 2.083 metros de altitude , para quem gosta de caminhada e escalada é um prato cheio, o passeio dura em torno de 50 minutos . Pode-se ver mais de cinco cidades do Vale do Paraíba, os ferros fincados na pedra dividem os estados de São Paulo e Minas Gerais.  A paisagem compensa, de um lado, a represa da região de Joanópolis e Piracaia. De outro lado, Jacareí até Caçapava e, nos dias limpos, o maciço da Serra do Mar.

  • Pedra Partida (2050 metros)- Para quem gosta de aventura , pode-se descer pela pedra  usando cordas.

  • Pedra Redonda (1990 metros)- A trilha de escalada é pequena, mas com trechos íngremes., vale a pena conhecer.

  • Mirante - Um lugar onde se tem toda a vista de Monte Verde.

  • Chapéu do Bispo (2030 metros) - Com o dia aberto, é possível ver as nuvens abaixo do Chapéu do Bispo.

  • No final da tarde recomendamos admirar o pôr-do-sol no mirante do aeroporto.

  • Para quem gosta de mais aventura , nas cachoeiras de de Pedra redonda e Chapéu do Bispo pode-se praticar o Rapel.

 Muitas montanhas, bosques naturais, passeios a pé por cenários deslumbrantes, florestas de pinheiros e araucárias centenárias, mergulho nos lagos e a visão de um imenso e verde vale cheio de beija-flores e hortênsias, é o que oferece este lugar encantador.

Motocross - As estradas de terra e os caminhos até as montanhas propiciam para quem curte o esporte e muitos adeptos marcam sua presença em Monte Verde.  Na vila pode-se alugar moto apropriada.

Cavalgar -  Você pode fazer passeios pelas redondezas e com vários atrativos, como o percurso até a cidade vizinha de São Francisco Xavier, um pouco longo, mais vale a pena.

Informações sobre Monte Verde
- No Portal de Entrada de Monte Verde funciona um posto de recepção ao visitante, que pode lhe fornecer quaisquer informações adicionais e auxiliá-lo em caso de dúvida, tel.: (35) 438-1125 ou (35) 438-1549.
Pronto-Socorro 24 Horas  - fone 3438-1682
Santa Casa - fone 3433-1414
Delegacia de Polícia  -  fone 3438-1481

Monte Verde é o local ideal para quem quer sair da loucura do centro das grandes cidades, um lugar romântico , envolto por muito verde, ar-puro e atrações. A Europa em Minas Gerais.

  Agradecemos a gentileza do material 
cedido pelo Guia de Monte Verde

Visite o Guia Monte Verde
www.monteverde.web.com

Outros Links para Matérias em Minas Gerais:
- Ibitipoca

- Ouro Preto
- Poços de Caldas
- São Tomé das Letras
- Bento Gonçalves
- Monte Verde - SP - ago/04
- Itamarandiba

Reportagem: Marcelo Russo

Voltar