Ecoturismo

Pirenópolis – GO - Jul/05

Voltar

 
Esta pequena cidade histórica incrustada aos pés da Serra dos Pireneus, no interior de Goiás, oferece aos seus visitantes, inúmeras oportunidades de lazer, entretenimentos e estudos. Cercada de morros, com dezenas de cachoeiras, a cidade, tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro, mantém seu aspecto antigo e bucólico, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural - retrato vivo da história goiana.

Situada aos pés da Serra dos Pireneus, Pirenópolis é agraciada por uma natureza exuberante, onde montanhas cobertas do mais puro cerrado exibem inúmeras cachoeiras em locais de beleza estonteante.

Características: Cidade Histórica da época da minerarão dos bandeirantes, fundada em 1730.Tem uma boa infra-estrutura de turismo, com pousadas, restaurantes, guias, agências de turismo e informações.
Atividades econômicas: A principal atividade econômica é a extração de pedra para piso, a nacionalmente famosa Pedra de Pirenópolis, a agropecuária, hoje em dias já podemos colação o turismo como terceira atividade em importância e também artesanato de prata.
Os Povoados: Lagolândia, Caxambú, Capela, Santo Antonio, Radiolândia, Jaranápolis, Bom Jesus, Malhador.

Pirenópolis possui atrações para todos os gostos e idades: passeio pelo Centro Histórico, com museus, lojas de artes, exposições etc.; banhos de cachoeiras, caminhadas pelo cerrado, mirantes, picos; fazendas históricas com típico café tropeiro; reservas naturais; gastronomia diversa; festas populares e shows com música ao vivo a noite nos bares e restaurantes. Os esportes também fazem ponto em Piri: com mountain bike, bóia cross, canoagem, rapel, moto cross, rali, escaladas, caminhadas, cavalgadas etc.

O PARQUE ESTADUAL DA SERRA DOS PIRENEUS
Criado em 1987, com área de 2,833,26 ha, fica a 20 km de distância da cidade. É uma área de especial beleza. Seu tesouro está nos cerrados rupestre (sobre rochas) de altitude, formações rochosas e nascentes. Vale a pena conhecê-lo. Local de extrema beleza, oferece mirantes, nascente e a raríssima vegetação de cerrado rupestre.

O CENTRO HISTÓRICO
Conheça o Centro Histórico, sua casas coloniais, igrejas e ruas de pedra.

CACHOEIRAS
São dezenas de cachoeiras que circundam a cidade.

CIDADE DE PEDRA
Distante 51 km de Pirenópolis, este atrativo ainda não possui nenhuma infra-estrutura turística.

ESPORTES
Caminhadas, cavalgadas, ciclismo, rafting, rapel, escalada, boia-cross etc...

FAZENDAS
Fazendas históricas (sec. XVIII) e santuários ecológicos que oferecem fartos cafés rurais.

GASTRONOMIA E LAZER
Da comida típica à internacional, com música ao vivo e baladas noturnas.
 



Compare produtos, lojas e preços
Digite produto ou marca





 



CALENDÁRIO DE FESTAS:
JUNHO / JULHO
Festa de Nossa Senhora Aparecida e São Judas Tadeu - No Povoado de Jaranápolis - com leilões, barraquinhas, mastro, procissão, missas, ranchão, parque de diversões etc.
Festa de Nossa Senhora Santana - No Povoado da Capela - com missas, procissões, queima de fogos, mastro, fogueira acampamentos etc.
Festa do Divino Pai Eterno, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito - No Povoado de Lagolândia - com missas, barraquinha, mastro, fogueira, queima de fogos, ranchão, torneios esportivos, reinados, leilões, banquetes de doces, acampamentos etc.
Festa do Divino Pai Eterno - No povoado de Caxambu - com leilões, procissões, ranchão, barraquinhas, torneios esportivos, carreata de carros de bois, etc.
Festa de Santo Antônio e São Geraldo - No povoado de Santo Antônio - com missas, procissões, leilões, queima de fogos, mastro, fogueira, torneio de futebol etc.
Festa do Senhor Bom Jesus - No povoado de Bom Jesus - com missas, procissões, foqueiras, queima de fogos, leilões, mastro, barraquinhas etc.
Festa do Morro - na Serra dos Pireneus (lua cheia) - com romaria, missas, queima de fogos, acampamento etc.

SETEMBRO
Festa de Nosso Senhor do Bonfim - Na cidade de Pirenópolis - Novenas, leilões e comidas típicas.
Festa de São Vicente de Paula e Nossa Senhora Aparecida - no Povoado da Placa - com missas, fogueira, leilões, mastro, barraquinhas, ranchão, etc.
Exposição Agropecuária - Na cidade de Pirenópolis - com rodeios, shows, barraquinhas, parque de diversões, mostra de animais, leilões, etc.
Canto da Primavera - Na cidade de Pirenópolis - Evento musical de grande porte, com shows e oficinas.

OUTUBRO
Aniversário da Cidade - dia 07 - com desfiles escolares e militares, banda de música, etc.
Festa de São Judas Tadeu - na cidade - com missa, procissões, queima de fogos, leilões etc.

Município: Pirenópolis
Estado: GO
Latitude: -15,8585
Longitude: -48,95917
CEP: 72980-000
DDD: (62)
Governo:
Prefeitura Municipal de Pirenópolis
Av. Comendador Joaquim Alves, 41 - Centro.
Telefone: (62) 331-1299
Data de emancipação: 7 de outubro 1771
População: 21.220 habitantes (Censo 2000)
População Urbana: 12.458 habitantes (Censo 2000)
População Rural: 8.762 habitantes (Censo 2000)
Área: 2.181,8 km2
Altitude: 780 m
Clima: Tropical e sub-úmido. Dois períodos distintos um chuvoso e quente (outubro a março) e o outro frio e seco (abril a setembro).

Fonte: www.pirenopolis.tur.br

Voltar