Estância Turística de São Pedro - Jan/01

Voltar

Informações Gerais
Fundada em 1856, com forte influência de imigrantes italianos, São Pedro desenvolveu-se economicamente com a cultura de café, cana de açúcar, agropecuária, e hoje com bordados e turismo.
População: 24.000 habitantes e 5.000 flutuantes
Temperatura: máxima 28 C / mínima 15 C
Clima: Temperado/Seco
Ar: Índice de poluição Zero
Relevo: Montanhas e planícies baixas

Além de suas belezas naturais oferecidas pela Serra do Itaqueri a Estância Turística de São Pedro possui diversas atracões, como:Cascata Dorigon, Cachoeiras da Furnas, Cachoeira do Dinossauro, Cascata e cachoeiras conjugadas com trilhas belíssimas, vegetação exuberante e vista panorâmica fantástica. Completam o cenário exótico que inclui vastos campos, livres de depredação humana e com uma variada fauna.

Parque Turístico Aureliano Esteves - "Parque do Cristo"

O parque Aureliano Esteves foi inaugurado em 5 de setembro de 1999, e possui uma área de 52.500 m², localizado a uma altitude em torno de 800m - 900m. O parque pertence a prefeitura, e seu horário de visitação é de 3ª a 6ª feira - das 9h às 18h e Sábado e Domingo - das 9h às 20h.

O parque está a uma distância de 4 km do centro de São Pedro (a praça central), sendo que são gastos de 10 a 15 min de carro.

A estrutura disponível do local é formada por: estacionamento, paredão de escalada artificial (12m de altura por 6 m de largura), restaurante, play-ground, um Cristo Redentor, sanitários públicos e uma capela (abaixo do monumento do Cristo).
A vegetação identificada no local é a mata atlântica, em alguns trechos da encosta, além do plantio de mudas de espécies silvestres, parte do projeto paisagístico do parque.

Cristo Redentor
O monumento foi construído por volta de 1984/1985, e tem 17 m de altura com a base, sendo que o local é privilegiado por sua vista panorâmica da cidade (altitude no Cristo: 900m). Abaixo do monumento, descendo por uma escadaria, temos uma pequena capela, e ao lado, sanitários públicos.

A escadaria de acesso ao Cristo possui 124 degraus com uma diferença de altitude de 20 m.

Passeios ecológicos :

Cuesta de São Pedro
O cartão postal da cidade está aqui, alcançada por estradas pavimentadas, com vista panorâmica dos vales, fazendas e cachoeiras. No caminho entramos o complexo do Cristo com mirante, com vista para as cidades vizinhas, restaurante, etc. e chegamos ao pequeno vilarejo de Santo Antônio com saídas para cachoeiras (Saltão, Astor, Dorigon, Escorregador e outras). Nesse vilarejo temos também igrejas, como a de Santo Antônio , com certeza vale uma visita.

Riacho Vermelho

Recanto de rara beleza, pode-se fazer caminhadas ecológicas, meditações, lugar de muita tranqüilidade onde só temos o som da natureza.

Gruta dos Anões
Gruta de arenito de origem natural que encanta a todos os turistas, com 8 m de altura, 5 m de largura e 15 m de comprimento. A estrutura implantada consiste-se de: piso sextavado, uma lâmpada e uma parede com uma grade, essa última para evitar a degradação da gruta. Antigamente, haviam estalactites, que foram tiradas por visitantes.

Hipismo
Temos 4 Haras com infra-estrutura para cursos e passeios ecológicos de ótima qualidade.
Passeios pelo Riacho Vermelho, eucaliptos, trilhas para cachoeiras.

Bordadão
Espaço para eventos de esportes radicais, motocross, encontro de motos, exposições, rodeios, shows, eventos.

Rampa 
Para vôo livre, paraglider.

Bordados
Rico em quantidade e qualidade, os bordados de São Pedro são reconhecidos pela excelência de sua confecção artesanal. A concentração de fabricantes e lojas de bordados está no Largo da Matriz, primeira capela da cidade, construção de 1887, iniciada por Joaquim Teixeira de Barros considerado o fundador da cidade. 

Parque Aquático
Parque aquático completo com 11 piscinas. Conjunto de toboáguas em caracol, restaurantes. 

Pesqueiros
Temos 3 pesqueiros de ótima qualidade, com toda infra-estrutura, restaurante, berçario, piscina. situados em áreas muito bem cuidadas, com muito verde e peixe, claro.

Restaurantes
A cidade tem infra-estrutura desde de restaurantes típicos da fazenda, com fogão a lenha até restaurantes de comida internacional.

Festas
Vale a pena conferir as festas de carnaval, italiana, do peão de rodeio e as tradicionais festas religiosas com quermesses, romarias e grande encenação da Paixão de Cristo que reúne 100 atores e figurantes com a presença de 5.000 telespectadores.

Noite
A noite é uma festa.
A juventude que domina a noite sãopedrense localiza-se quase toda no largo da matriz. São restaurantes, choperias, sorveterias, docerias, bares, casa de show, shows no largo, onde o visitante pode apreciar uma boa música, tomar seu sorvete acomodados em bancos de jardim, observando a criançada correr e brincar.

Para aqueles que gostam de uma cervejinha gelada e tira-gostos com certeza encontrará bares descontraídos com música ao vivo.

Para quem quer mais sofisticação não faltam opções de bares e restaurantes, dancings espalhados pela cidade. São pontos freqüentados por adultos e jovens que apreciam os ambientes fechados e vivenciam a noite.

O Largo da Matriz é o principal "point" de paquera da moçada jovem que freqüenta a noite sãopedrense.

Hospedagem
A cidade está servida desde hotéis fazenda com infra-estrutura também para convenções a pousadas aconchegantes.

AECOTURILASP
Associação ecoturística de hospedagem, lazer e alimentação. 
Presidente: Ângela Trentin

Voltar