Impacto Ambiental Negativo Trabalho - Fev/04

Voltar

Definições
Entende - se por turismo nos dia de hoje, como uma atividade econômica, política, cultural e social, com importantes impactos ambientais.

Desde os primórdios a relação entre "Turismo e Ambiente" é bastante conturbada, partindo principalmente dos conceitos de ambiente, sustentabilidade e ecoturismo.

No ponto de vista de alguns estudiosos, entre outros interessados pelo assunto a atividade turística está ligada diretamente com o meio ambiente e é apontada como um dos principais depreciadores do ambiente explorado; Enquanto outros pontos de vista defendem a idéia que está e uma maneira eficaz para proteção do meio ambiente.

Com a globalização países de menor poder econômico identificaram no turismo uma forma de suprir algumas de suas necessidade.

O Brasil em especial, concentra em seu território a maior biodiversidade existente no planeta, qual vem sendo explorado desordenadamente com fins turístico.
Os impactos ambientais dos últimos anos decorrentes desta exploração são muito preocupantes.

Portanto os profissionais de turismo "Turismólogo" devem criar uma nova postura ética ante ao meio ambiente, ou sua vitalidade sofrerá sérios problemas entre eles o esgotamento.

E de qual maneira viver está nova realidade, uma vez que o meio ambiente e o desenvolvimento encontrão - se intimamente ligados?

Devendo os turismólogos a partir do princípio turístico repensa - lo, pois o espaço é finito todas as atividades devem conscientizar - se desses limites.

Descrição
Os impactos ambientais decorridos das atividades turísticas devem - se ao mau planejamento, que em sua grande maioria é elaborado por profissionais das mais diversas áreas.

Alguns dos principais problemas em explorar o meio ambiente para fins turísticos são:
• Planos de manejo mal elaborados.
• Visitação desordenada (inexistência de planos turísticos).

Estes pontos citados preocupam a integridade ecológica das áreas escolhidas para prática do ecoturismo. Os impactos criados pelo crescente número de visitação geram distúrbios que comprometem o ecossistema explorado para prática do turismo, interferindo diretamente na paisagem, alterando os ritimos da fauna e flora, toda está interferência gera a redução da biodiversidade ecológica, biológica, geológica e cultural da região.

E para que haja uma plena recuperação deste ecossistema e sua biodiversidade em condições mínimas aceitáveis, será acrescida de grande dificuldade.

Quanto aos impactos ambientais decorrentes da exploração desordenada e mal planejada, destacam - se três, sob a ação direta da sua utilização.

• Fauna - Os impactos em relação a fauna ainda não são bem conhecidos, mas sabe -se que existe uma alteração quanto ao número de espécies, tendo um aumento das espécies mais tolerante a presença do homem, uma diminuição aos mais sensíveis...
• Solo - Os principais impactos causados ao solo são: a compactação e a redução da capacidade de retenção de água pelo solo, alterando assim a capacidade de sustentar a vida vegetal e animal do ambiente, seguido pela erosão...
• Vegetação - Os impactos causados levam a extinção local de plantas por choque mecânico diretamente e indiretamente causado pela compactação do solo, a erosão deixa de maneira exposta às raízes das plantas comprometendo sua sustentação e tornando - as vulneráveis a contaminação de suas raízes por pragas, além das alterações que ocorrem no ambiente.

Análise Crítica
É imprescindível que seja realizado um estudo minucioso, a fim de colher informações necessária, para realização de um planejamento com bases sólidas, para se obter sucesso e reduzir os impactos ambientais que ocorrem com a exploração do meio ambiente.
Para que este sucesso seja plenamente obtido faz -se necessário que uma comissão interdisciplinar seja montada, e que um turismólogo seja o pilar de orientação para o melhor desenvolvimento do trabalho, e que este trabalho seja desenvolvido em equipe com objetivos já definidos.

Preposições

Propõem - se que:
• Para execução de projetos turísticos, o mesmo seja elaborado e coordenado por um "Turismólogo".
• Seja realizado estudo de impactos ambiental.
• A elaboração de um Plano de manejo.
• Realize um trabalho de conscientização aos visitantes e a população local.
• Investimentos em novas tecnologias.
• Viabilização de projetos de recuperação e proteção da área explorada.
• A realização de Projetos de engenharia civil para minimizar o impacto ambiental causado pela visitação (ex. passarelas suspensas para evitar a degradação do solo).

Essas são alguns tópicos que devem ser utilizados, para elaboração de um projeto de ecoturismo a fim de evitar os impactos ambientais negativos que a atividade possa vim a causar. Medidas simples, mas que contribuíram e muito para preservação do meio ambiente.

Autor:
Wesley Paiva Marques
Graduando do curso de Turismo e Hotelaria
Unipar - Universidade Paranaense
Umuarama - Paraná

Voltar