Baixada Fluminense - RJ - Ago/06

Voltar

São João do Meriti –RJ

Com a terceira maior população do Estado do Rio de Janeiro (889.828 habitantes), segundo dados do IBGE 2000, o município de São Gonçalo tem investido na mudança sócio-econômica da região e, por isso, é hoje uma das principais cidades do estado. A proximidade com a cidade do Rio de Janeiro, da qual dista apenas 20 quilômetros, e a ligação com outros municípios fazem de São Gonçalo um ponto estratégico para negócios, além de passagem, quase obrigatória, para as áreas turísticas do estado, como a Região dos Lagos.

Localizado na região metropolitana do Estado do Rio, no lado oriental da Baía de Guanabara - cartão postal do Brasil, São Gonçalo tem uma área de 251 quilômetros quadrados atravessada pelas duas principais vias de acesso ao Norte do Estado: a Rodovia Amaral Peixoto e a Niterói-Manilha, integradas ao sistema BR-101, o que garante o acesso fácil às demais regiões do país.

São Gonçalo limita-se, ao Norte, com Itaboraí e a Baía de Guanabara. Ao Sul, com Marica e Niterói. À Leste, com Itaboraí e Marica e à Oeste, com a Baía de Guanabara e Niterói. Seu clima é ameno e seco, variando entre a temperatura máxima anual de 33º e a mínima de 12º. Seu ponto culminante é o Alto do Gaia, com 500 m de altitude, na serra de Itaitindiba.

Os tempos áureos da economia gonçalense remonta às décadas de 40 e 50, quando São Gonçalo ocupava lugar de destaque. Na época, o parque industrial do município era o mais importante do estado, atuando nos campos da metalurgia, transformação de materiais não-metálicos (como cimento, cerâmica e outros), químico, farmacêutico, papelão, papel e produtos alimentares, daí São Gonçalo ter sido chamado de Manchester Fluminense .

Hoje, São Gonçalo luta para retomar seu espaço, com um parque industrial variado, que inclui firmas como : Plastigel, Tintas Internacional, Eletro Vidro, Comercial Gerdau, CCPL, Quaker Alimentos, os laboratórios farmacêuticos : B. Braun e Herald's, além de confecções, principalmente em jeans.

O comércio gonçalense é um dos mais ativos da região, com grandes redes de supermercado, é o caso do Makro, Carrefour, Champion, Extra e, mais recentemente, o Sam´s Club (do grupo americano Wal Mart). A afluência de investimentos tende a crescer com a chegada à cidade da Linha 3 do Metrô, já em fase de licitação pelo Governo do Estado.

Fato que sinaliza tal tendência é a construção de um grande shopping na cidade: o São Gonçalo Shopping Rio, com inauguração prevista para setembro de 2003, às margens da BR-101, na altura do bairro do Boa Vista. O empreendimento, de porte regional, vai gerar cerca de 2 mil e 500 empregos diretos.

Um dos destaques do shopping serão os oito cinemas, com o moderno sistema Multiplex, que virão de encontro com uma das carências da cidade: opções de lazer. Apesar da tradição no esporte - sendo berço de grandes craques - e na cultura, com grandes nomes na música, a cidade é considerada cidade dormitório. Um perfil que tende a mudar diante dos investimentos em infra-estrutura e no trabalho de mudança da imagem da cidade, com a valorização de seus monumentos e momentos históricos e do potencial econômico, cultural e natural.

Reerguer a auto-estima do cidadão, resgatando sua cidadania e, acima de tudo, o amor pela cidade, é uma das grandes preocupações da atual administração municipal. Pois, só se cuida daquilo que se ama e só se ama aquilo que se conhece.
turfado pelo assoreamento, transformaram-se em pântanos. Grassaram o implaudismo e outras doenças.

Igreja
Bairro de Agostinho Porto e sua Igreja
Igreja da Matriz
Igreja de São Mateus
Igreja Santa Rita de Luziê

Outras
Antigo ramal da Linha Férrea e Bairro do Engenho de Belford Roxo
Bairro de Éden com Antiga Estação e a Rodoviária Nova
Casa da Grota
Estação e Bairro de São Mateus
Fazenda dos Menezes
Praça Getúlio Vargas
Sítio Carioca
Solar dos Telles
Vila Olímpica

Infra-Estrutura
Posto da Sec. Mun. de Turismo
Sec. Mun. de Cultura, Esporte e Lazer
(21) 651-1017
Av. Presidente Lincoln, 899 - Vilar dos Teles