Por que acampar? - Jun/00

Voltar

O Contato com a Natureza e a sensação de liberdade tem levado cada vez mais pessoas ao camping, sem mencionar que fazemos excelentes amizades pois no camping o clima é de companheirismo e amizade!

Se você nunca acampou, experimente!
Mas não se esqueça de respeitar a Natureza para que nossos filhos possam um dia desfrutar também destas maravilhas!!!

Porque acampar ?

Há várias razões que podem levar uma pessoa a querer acampar.O contato com a natureza é o primeiro deles, estar bem próximo dela, desprovido de supérfluos, saboreando o canto dos pássaros, o canto da coruja ,sentir a força que a Natureza possui  ao seu redor, poder estar em harmonia e intimidade com as árvores e a brisa suave...é maravilhoso!!!

Existem inúmeras vantagens, um dos aspectos citados pode ser o financeiro;acampar é muito barato, não requer equipamentos sofisticados e, por muito menos você pode ir a qualquer lugar como por exemplo Campos do Jordão, Parati, Caldas Novas...
 
Por outro lado, muitas das atrações naturais de nosso país estão situadas em regiões desprovidas de total infra-estrutura, com pouso hotéis, às vezes muito luxuosos não dando a oportunidade de ficar bem pertinho da natureza,curtindo este momento, sendo então o camping a única opção de hospedagem para quem quiser desfrutar da beleza desses lugares. Exemplos de lugares assim: Itatiaia, Itaimbezinho (Cambará do Sul), Ibitipoca, Pantanal Matogrossense.

Além disso, acampar é muito gostoso. Há um clima de solidariedade muito grande entre os acampadores, e é comum surgir uma grande amizade em um acampamento. Os ruídos da natureza (chuva, animais) proporcionam um grande bem-estar.

Equipamento Básico Necessário

O equipamento básico necessário para começar a acampar depende do tipo de área onde você vai ficar e qual será seu meio de transporte. Se você for de carro pode levar até a televisão ( apesar de não ser recomendável se o objetivo é "fugir" da agitação da cidade), mas se você for de ônibus ou se parte da viagem vai ser percorrida a pé, é melhor dar uma "enxugada" no equipamento, levando só o essencial.

A barraca é o equipamento principal do acampamento. Ao comprar a barraca deve-se pesquisar muito bem, pois a grande variedade de modelos, marcas e materiais pode confundir o comprador. Deve-se ter em mente na hora da compra o número de pessoas a que a barraca se destina, se vai ser levada de carro ou carregada nas costas, etc. 

Para prolongar a vida útil do fundo da barraca, que é feito de material plástico, deve-se estender uma lona plástica ou de outro material por baixo, mantendo o fundo da barraca limpo e diminuindo o risco de rasgos e furos por pedras ou gravetos.

Se você vai a um local com toda a infra-estrutura, você não precisará de muita coisa.Por outro lado, se você vai ficar num lugar onde não há nada, você vai precisar, no mínimo, providenciar uma cozinha e improvisar um banheiro .

1. Barraca ( não esqueça de todas as partes inclusive os pinos de fixação)
2.Saco de dormir ou colchonete
3.Lona plástica para forrar o chão embaixo da barraca
4. Sempre é bom levar repelente para insetos,protetor solar,caixa de primeiros socorros
5.Bujão de gás ou cartuchos e fósforos
6. Lanterna e pilhas
7.Lampião e camisas para amianto
8.Faca , canivete,machadinha,cavadeira.
9..Fogão de duas ou uma boca
10..Toldo (Lona plástica maior), se chover muito coloca-sr acima da barraca.
11.Cabos de naylon
12. Estacas de fixação da barraca
13.Comendo no acampamento - Dicas para quem pretende cozinhar no camping:
14.Procure fazer uma comida variada, equilibrada, com frutas e vegetais frescos.
15.Não coma só Miojo com molho de salsicha.
16.Não abuse dos enlatados, procure levar vegetais frescos.
17.Carne de soja é uma boa opção à proteína animal e não precisa ser guardada em isopor.
18.Uma boa idéia é levar um complemento de fibras vegetais, como por exemplo farelo de trigo (compra-se em casas de produtos naturais) e trigo para quibe (no supermercado tem).

 

Preservação

É comum que os praticantes de atividades ao ar livre tenham sua imagem automaticamente associada à preservação do meio ambiente e a assuntos ecológicos. 

Se você acampa ou pratica montanhismo, por exemplo, é bem provável que algum dia alguém queira saber sua opinião sobre o destino das reservas naturais ou o que você achou da última ação do Greenpeace no mar do Norte.

Não é sempre assim, encontramos pessoas sem conciência ecológica que degradam as áreas de camping, nosso papel é orientar estas pessoas assim como ter uma atitute preservacionista.Se você não se incomoda por quantos anos o plástico que você jogou na natureza vai ficar lá até se desintegrar, por favor não visite as áreas destinadas ao ecoturismo!!!

Uma postura ambientalista por si só já é efetiva, por exemplo no maior uso de artefatos fabricados com material reciclado, conhecimento da procedência da matéria-prima das coisas que você compra, cuidados com seu lixo.

Vale sempre a conhecida frase: "Pense globalmente, aja localmente". Esteja ciente dos principais problemas de nosso planeta e faça tudo o que for possível na sua vida diária para contribuir para sua conservação.

Eis algumas coisas que você pode fazer para realmente evitar danos ao meio ambiente:

  • Cuidado com seu lixo; recolha-o sempre e, se estiver numa área selvagem guarde-o até chegar a um local onde possa colocá-lo em local apropriado. Evite fumar nas áreas de camping mas,se for inevitável guarde as bitucas de cigarro,este veneno degenera a natureza. Respeite-a!

  • Certifique-se de que o lixo que você está depositando será devidamente encaminhado. Se não houver um programa de coleta no local onde você estiver (um camping numa região afastada, por exemplo), provavelmente o lixo será enterrado ou incinerado em condições desfavoráveis. Nesse caso, o melhor a ser feito é guardar todo o lixo não biodegradável (plásticos, vidros) e no caminho de volta deixá-lo em uma cidade.

  • O plástico tem uma alta durabilidade e embora não ofereça perigo químico por produtos de sua degradação, constitui um grande problema no sentido de ser confundido com alimento pelos animais marinhos. Com frequência mamíferos e aves marinhos, além de tartarugas, alimentam-se com pedaços de material plástico (sacolas) e não raro morrem em decorrência disso.

  • Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.

  • Outro problema envolvendo material plástico é o causado por redes de pesca velhas que são descartadas no mar, que oferecem perigo para mamíferos marinhos que ficam presos nessas redes até a morte.

  • Queimadas, evidentemente, são intensamente destrutivas no sentido de que eliminam a cobertura vegetal original, cujas folhas caducas constituem uma importante fonte de matéria orgânica para o solo. Assim sendo, o que estraga o solo não é a ação direta do calor, e sim a eliminação da fonte de matéria orgânica.

  • Acenda suas fogueiras de acampamento sem remorso, elas não vão estar "matando" o solo, uma espécie de crendice de algumas pessoas. Tive oportunidade de visitar vários locais onde haviam sido acesas fogueiras anteriormente e o que vi foi um solo totalmete recuperado, indistinguível do restante da área. A única ressalva é no sentido de tomar o cuidado para que o fogo não se alastre, mantendo uma fogueira de pequenas dimensões, facilmente controlável.

  • Outros produtos nocivos: detergentes, fertilizantes, cloro.Evite usá-los para limpeza,prefira sabão comum.

Alguns links relacionados à prática do camping:
http://www.campismo.com.br/
http://www.coachmenrv.com/
www.gorving.com
http://www.desafio4x4.com.br/
www.rvia.org
www.gocampingamerica.com
www.rvda.org
http://www.koa.org/
www.eco2000.com.br
http://www.acampar.net/
http://www.acamp.com.br/