Festival Gastronômico - Maragogi - Mai/06

Voltar

Litoral Norte de Alagoas brinda turista com uma fusão de sabores e aromas

Robalo ao molho de manga, morango e carambola e Moqueca de camarão na abóbora são as peças de resistência da rica e criativa culinária de umas das regiões mais bonitas do País

Não é novidade que o litoral norte de Alagoas, especificamente a cidade de Maragogi, é um dos lugares mais privilegiados do País em termos de belezas naturais, característica essa que já o consagrou como um dos destinos mais procurados pelo turista estrangeiro. A pequena cidade surpreende pela diversidade de atrativos turísticos e por oferecer o melhor da alta gastronomia, tornando-a referência em Alagoas quando o assunto é culinária. Os hotéis locais pegaram carona no sucesso da cidade e disputam entre si oferecendo festivais gastronômicos e noites regadas a uma deliciosa fusão de sabores, cores e aromas.

A intenção é atrair visitantes apreciadores da boa culinária e aliar o rico cenário natural de Maragogi a uma gastronomia que trabalha desde pratos da cultura local até os mais requintados da culinária internacional. De acordo Ricardo Almeida, gerente geral do Salinas do Maragogi Resort, a gastronomia quando ligada ao turismo se revela uma das manifestações culturais mais expressivas e consegue atrair grande fluxo turístico.

“Uma das melhores formas de vivenciar um lugar é conhecendo a gastronomia. Por isso, os empresários desse setor estão dando uma atenção especial para a criação de um conceito de destino turístico que ofereça boas opções gastronômicas. O nosso interesse é agregar à cidade o conceito de destino gastronômico. Tendo em vista que um bom prato vai além da degustação, ele pode se tornar à representação de um lugar”, explicou Ricardo.

Nos restaurantes do Salinas, os pratos são os mais variados e tem como especialidade frutos do mar, especiaria essa encontrada em abundância na região. Os mais pedidos são: salmão grelhado ao molho de maracujá, moqueca de massunim (um marisco típico da região), Robalo ao vapor com três frutas (manga, morango e carambola), moqueca de camarão na abóbora trabalhada.

Outra boa opção para os apreciadores de pratos feitos a base de frutos do mar é o Festival da Mariscada que acontece no povoado de São Bento, a cinco quilômetros de Maragogi, no mês de outubro. Nesse evento são comercializados diversos pratos da culinária à base de camarão, lagosta, lagostinha, sururu e polvo. São Bento também é conhecido pela fabricação artesanal dos famosos bolinhos de goma, especialidade da região. Para quem deseja um lugar mais tranqüilo as dicas são os restaurantes Frutos do Mar e Corais de Maragogi, ambos na orla.
Festival Gastronômico - O Salinas do Maragogi Resort, instalado entre o rio e o mar, promove semanalmente festivais gastronômicos com jantares temáticos, onde o visitante tem a oportunidade de se deliciar com pratos da culinária árabe, italiana, mexicana, nordestina e clássicos da culinária internacional

A cada dia, o menu representa a gastronomia de um País diferente. Na segunda-feira é dia da culinária internacional e constam no cardápio várias opções de saladas, entradas quentes e frias, como gravilax de salmão, tábuas com três tipos de queijos, Makmonos três tipos e pratos quentes, com destaque ao Penne ao vôgoles, Pato ao molho de laranja e Filet de peixe ao molho de maracujá. Na terça-feira acontece a noite nordestina e o cardápio apresenta pratos à base de frutos do mar. O carro-chefe da noite é o camarão ao molho de abóbora.

Na quarta-feira é dia de comida italiana e o buffet oferece o que o país europeu tem de mais original no quesito massas e carnes. O destaque é o Filet de peixe à siciliana, o Coelho a caçadora, o Pernil suíno ao molho de cereja e como não poderia deixar faltar, variedades de pizzas.

Na quinta-feira acontece o buffet regional Salinas, onde constam pratos como o Risot a Maragogi e outros tipicamente regionais.

A sexta-feira é dia de buffet árabe. No cardápio algumas especiarias típicas como quibe cru, sopa de letilha, charuto de repolho, cuscuz marroquino e pernil de carneiro, especialidade do chef Amaro José. No sábado, buffet do chef tem como especialidade o risoto de camarão e o contra filet ao choguaya.

Receitas - Aos interessados em praticar a arte da boa culinária, segue abaixo algumas dicas especiais de pratos sofisticados, saborosos e, ao mesmo tempo, muito simples de preparar. Os pratos são de preparo rápido, leve e muito saboroso. Indicado para jantares a dois, ou de negócios. As receitas são do chef Amaro José.

LAGOSTINHO AO RIO MAR:
200g de calda de lagostinho, 70g de arroz cozido, 80g de brócolis, 100g de batatas charlóte cozidas, 20g de salsa picada,100 ml de azeite mediterrâneo,10g de sal e um limão.
COMO FAZER: Em uma frigideira aquecida ponha o azeite e os lagostinhos partidos ao meio com a carapaça e temperados com sal e limão e deixe corar bem por 4 minutos. Em seguida ponha as batatas descascadas e cozidas ao lado dos lagostinhos e mexa devagar até dourar as batatas e ponha a salsa picada. Retire do fogo e com garfo solte os files da carapaça, deixando-os dentro da mesma. Pique o brócolis e refogue-o com azeite, depois arrume-o no prato ao lado das batatas e dos lagostinhos e decore com uma flor de cenoura e ramos de salsa.

FILE DE ROBALO AO MOLHO DE MARACUJÁ:
80g de file de robalo, 70g de arroz,150 g de cenoura,120g de creme de leite, 1 maracujá, 10g de sal 20g tempero base para peixe, 5g de noz moscada e azeite mediterrâneo, cebola picada, 120g e uma xícara de chá de caldo de peixe.
COMO FAZER: Em uma frigideira ponha o azeite e o peixe temperado com sal e base para peixe. Deixe dourar por 4 minutos cada lado.Troque de frigideira e refogue a cebola e ponha a polpa de maracujá, uma xícara de chá de caldo de peixe e o creme de leite. Após por 2 minutos coloque o peixe no molho para dar gosto e sirva com arroz branco e purê de cenoura.

PURÊ DE CENOURA:
Ponha em uma caçarola a cenoura, 60g de cebola, meio litro de água, noz moscada ralada, 10g de sal e deixe cozinhar por 30 minutos. Em seguida passe tudo no liquidificador e ponha novamente na caçarola e dê o ponto final com creme de leite.

POLVO À SALINAS:
1 Coco verde aberto como recipiente,
180 g de polvo cozido, 70g de cebola, 70g de pimentões ( 3 tipos), 70g de tomate todos cortados em cubo, 70g de cebolinha, 20gm de coentro, 150ml de leite de coco, 10gm de sal ,120ml de azeite de dendê,,farinha de mandioca, 2 dentes de alho amassado, 2 xícara de chá de caldo de peixe, 200gm de purê de batatas.
COMO FAZER: Em uma frigideira aquecida ponha a metade do azeite de dendê e os dentes de alho, as cebolas e os pimentões , tomates e ponha o polvo cortado em pedaços de 2 centímetros. Em seguida coloque os temperos, o caldo de peixe e deixe ferver por 5 minutos e ponha dentro do coco já aberto e decore com purê de batas e ao lado o arroz branco e farofa de dendê.

MAPA Comunicação Integrada
Contato: Carolina Alvim