Compare Produtos, Lojas e Preços
Negócios

O Espírito Empreendedor - Jun/04

Voltar

Em uma época em que ser empreendedor é quase um imperativo, é muito importante lembrar que por trás das novas idéias que vêm revolucionando a sociedade, existe muito mais do que visão de futuro e talento individual. Análise, planejamento estratégico-operacional e capacidade de implementação são elementos essenciais no sucesso de empreendimentos inovadores.


Mais oportunidades de emprego aqui

O ensino da cadeira de empreendedorismo nas escolas e universidades está em franca expansão o que possibilita uma orientação para as peculiaridades do ambiente de negócios brasileiros.

Por isso, o momento atual pode ser chamado de a era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.

A chamada nova economia, a era da Internet, tem mostrado que boas idéias inovadoras, know-how, um bom planejamento e, principalmente, uma equipe competente e motivada, são ingredientes poderosos que, quando somados no momento adequado, acrescidos do combustível indispensável à criação de novos negócios, o capital, podem gerar negócios grandiosos em curto espaço de tempo. Isso era algo inconcebível há alguns anos.

Mas com a receita dada é só começar ? Como começar ? Com quem começar ?
O que mais lemos em jornais e revistas é que empresas não conseguem passar dos seus primeiros dois ou três anos de vida, são obrigadas a fechar. Que azar o meu não ? Não tenho tino para as coisas como pensava não é mesmo ? Tentei , não consegui, paciência... Se for assim, é melhor nem começar.
Você deve conhecer ai perto da sua casa um imóvel que estava disponível para alugar, era branco com portas e janelas envernizadas, por algum tempo foi assim, depois, era azul com portas e janelas brancas
que também permaneceu assim por algum tempo.

Hoje, o mesmo imóvel não tem mais janelas de madeiras pintadas, em seu lugar, encontramos um grande vidro, uma vitrina, e suas paredes agora são azuis com portas amarelas, o piso também foi trocado e colocaram um grande holofote na fachada...

O que houve ? Porque todas estas mudanças ? A primeira vista, diria que faltou ai um planejamento, um plano de negócios, saber onde deve ser instalado seu negócio, onde colocar aquele seu dinheiro para que possa progredir e frutificar.

Quantas pessoas pensam em poder ter seu próprio negócio, mas acham-se preparadas para fazê-lo sem ajuda de pessoas como você, graduando, aquele que participa ativamente de todas as disciplinas e inclusive as de empreendedorismo onde aprendemos a elaborar um plano de negócios.

Sabe como se ganha dinheiro ? Oferece-se serviços que contemplem sua capacitação, sua graduação, isso faz de você um consultor. Consultor de que ? Quando esta pergunta é feita, é sinal de que sua passagem pela graduação é quase que imperceptível, isso se não fosse pela lista de presença durante seus anos de permanência na universidade, diria que não valeu de nada.

Costumo afirmar que uma universidade, para mim, nada mais é do que uma encubadoura de talentos,onde temos mestres e doutores a nossa disposição, em oito ou mais disciplinas que se interagem semanalmente, oferecendo-nos conceitos e aplicações desses . Se não houver aproveitamento desses momentos mágicos, de que importa estarmos graduados ?

Finalizo afirmando que todo educador, a meu ver,deve deixar um legado, como a pesquisa e a motivação, pois tudo a sua volta é motivo de estudo e aplicabilidade, basta estar preparado e não apenas aberto a novos empreendimentos.

Prof. Geraldo Luís Araújo
Docente em Gestão de Negócios e Empreendedorismo da Universidade São Francisco (USF) Hotelaria e Turismo – Bragança Paulista/SP e Consultor de Negócios. 

Voltar