Passeios

Aparecida do Norte - SP

Voltar

 
Três pescadores, numa última tentativa, lançam as redes e puxam uma imagem. Espantados, sentem um sinal dos céus, pois, a partir daquele momento, a pesca foi abundante. Os piedosos pescadores logo atribuíram o fato a um milagre da Virgem Morena. Improvisaram um altar e, naquela mesma tarde, toda a vizinhança se reuniu para a reza do terço, que se tornou tradição na vila, hoje cidade de Aparecida, hoje terra da Rainha e Padroeira do Brasil.

Este é o Porto Itaguassú, local exato onde  os  três  pescadores lançaram sua  rede  e resgataram do fundo do rio a imagem da santa.

O porto é  parada  obrigatória para o romeiro que visita a cidade de Aparecida do Norte.

O Município de Aparecida está situado a 168 Km de São Paulo, a leste do Estado, na micro região denominada Vale do Paraíba. O turismo e, consequentemente, o comércio em geral, hoteleiro e de alimentação, constituem as principais atividades econômicas do município. A cidade do Santuário conta com cerca 50 indústrias de transformação, voltadas a atender o comércio religioso e, em geral, estruturado em torno do turismo.

A Catedral-Basílica de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida por "Basílica Nova", começou a ser construída em 11 de novembro de 1955, e foi solenemente sagrada no dia 4 de julho de 1980, pelo Papa joão Paulo II. Ela é a terceira igreja que o povo construiu para a Senhora da Conceição Aparecida. A primeira foi iniciada em 1741 e inaugurada a 26 de julho de 1745; a segunda foi iniciada em 1844 e inaugurada em 24 de junho de 1888.

A Basílica Nacional de Aparecida tem capacidade de abrigar 75 mil pessoas, possui a forma de uma Cruz Grega e suas naves possuem uma altura de 40 metros, a cúpula mede 70 metros de altura com um diâmetro de 78 metros e sua torre mede 100 metros de altura, projeto elaborado pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto.

Sete milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida  todos os anos.Eles vêem de todo o território nacional para rezar, pedir e renovar a esperança e a fé na Padroeira do Brasil.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora é dirigido e administrado pelos Missionários Redentoristas da Congregação do Santíssimo Redentor, desde 1894. Entre os incontáveis serviços prestados aos romeiros e á população de Aparecida, são colocados á disposição dos visitantes :



Compare produtos, lojas e preços
Digite produto ou marca





 



• Central de Atendimento
• Ambulatório Médico
• Bazar (em benefício das obras da Basílica)
• Sala de Batizados
• Capela da Penitência
• Salão (para as refeições)
• Berçário
• Bebedouros
• Sanitários
• Centro de apoio ao romeiro
• Estacionamento
• Exposição
• Museu
• Sala das Promessas

 

Basílica – Basílica constitui templo católico de significado destacado, tendo em vista sua importância para a comunidade cristã. São decretadas basílicas as igrejas mais notáveis pela sua antiguidade, extensão e beleza que gozam de certos privilégios, concedidos pela autoridade competente da igreja católica. O termo vem de “basileus”, que significa rei.

Basílica Menor – A Basílica menor é titulo honorífico concedido a numerosas igrejas em diversos países do mundo. O Papa confere este título ás igrejas que são consideradas importantes pela veneração que lhe devotam os cristãos, pela sua transcendência histórica e pela beleza artística de sua arquitetura e decoração.  

DICA PARA UM BOM PASSEIO 

Ir á Basílica é um ato de fé. Por isso é necessário aproximar-se dos lugares santos com o mesmo espírito de Jesus Cristo, de fraternidade e amor. O Santuário Nacional é um local de alegria, cantos e manifestações populares, mas também uma casa de acolhimento, de meditação e recolhimento. É bom saber ouvir a voz do coração antes de tentar ouvir a voz de Deus.

CULTURA

Nesta cidade delineou-se uma cultura bastante marcante e com características próprias, tanto na comunidade local, como nos povos das diversas regiões que vem em peregrinação à cidade. São realizados eventos teatrais, exposições, cursos de artesanato, etc.

E a cidade de Aparecida e a Padroeira do Brasil é cantada nas duas canções abaixo, clique nos links, veja as letras e ouça as músicas.

Nossa Senhora - Roberto Carlos Romaria - Renato Teixeira

Reportagem: Renato Duarte

Voltar