Passeios

Trem do Forró - PE - Jun/05

Voltar

Trem do Forró completa 15 anos com fôlego renovado

Mais do que um simples evento do calendário festivo do Estado, o Trem do Forró completa 15 anos consolidado na memória afetiva de quem se delicia com a combinação do 'pé-de-serra' e o balanço dos vagões. Informalmente abrindo os festejos juninos em Pernambuco, o primeiro passeio de 2005 será no sábado (04/06), com saída às 16h, no Bairro do Recife.

De lá e sempre no ritmo do legítimo forró pernambucano, a locomotiva estilizada partirá rumo ao Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana da capital. A alegria, no entanto, começa muito antes de o comboio seguir o seu caminho. Na concentração, no Marco Zero do Recife, passageiros, turistas e curiosos serão recebidos com muita alegria por matutos estilizados, banda de pífanos, quadrilhas e o casal de animadores Quitéria e Juvenal.

O espocar dos fogos de artifício avisará que é chegada a hora de pegar lugar no arraial sobre trilhos. Até o Pátio de Eventos do Mercadão, ao lado da estação ferroviária do Cabo, a 'maria-fumaça' percorrerá 42 quilômetros de trilhos e muito agito. Em cada vagão, a receita de sucesso do Trem do Forró: trio de zabumbeiro, sanfoneiro e tocador de triângulo, muita gente bonita e doses nada homeopáticas de 'arrasta-pé'.

A recepção no pátio de eventos será feita por bacamarteiros, que sempre dão um show à parte com sua estrondosa performance. Em seguida, os passageiros seguirão para a vila cenográfica construída no local, onde vão poder se esbaldar com mais forró e outros ritmos nordestinos dentro da programação especial criada para os visitantes. O espaço conta ainda com lojas de artesanato, comidas e bebidas, entre outros atrativos.

E nada de perder o pique nos 42 quilômetros que marcam a volta ao Recife. Os trios de músicos continuam com a mesma empolgação da vinda, tudo para garantir que os adeptos da brincadeira permaneçam mais embalados que o sacolejo do trem. Assim como a saída, a chegada no Marco Zero é apoteótica, com direito a queima de girândolas e mais forró para quem agüentar uma nova rodada de remelexo.

ESTRUTURA – A realização de um passeio como o Trem do Forró vai além de colocar músicos para tocar numa locomotiva e vagões. A organização se desdobra para montar uma infra-estrutura impecável, que ofereça qualidade e segurança ao evento tradicional e único em sua formatação.

Em cada viagem, 130 pessoas trabalham para garantir que os passageiros se divirtam sem se preocupar com detalhes. Da ala médica aos carros de apoio passando pelos seguranças e atendentes dos bares e funcionários da limpeza, nada escapa ao zelo do pessoal da Serrambi Turismo, empresa responsável pela criação e desenvolvimento do Trem do Forró.



Compare produtos, lojas e preços
Digite produto ou marca





 



Nesses 15 anos, tanto esmero tornou o passeio um dos mais conhecidos no mundo inteiro, com quase 102 mil pessoas transportadas em 113 viagens oficiais. Gente de todos os cantos do planeta aproveitou a brincadeira para entrar no ritmo do São João. Itália, Estados Unidos, Israel, Japão, Polônia e Turquia estão entre os países emissores de turistas que já se esbaldaram na atração. A repercussão é imensa também no próprio Brasil. De todos os Estados, muitos se encaminham para Pernambuco apenas para conhecer e se divertir com uma das mais importantes manifestações culturais e turísticas do País.

Os 15 anos do Trem do Forró
• 113 saídas oficiais
• 13,8 mil quilômetros percorridos
• 101,7 mil passageiros - algo como a população somada dos municípios de Moreno, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba, todos na Região metropolitana do Recife
• 130 pessoas trabalhando em cada viagem
• 12 homens na segurança interna
• 2 carros de apoio
• 1 equipe médica
• 3 músicos e 1 bar por vagão
• 5 horas de forró sobre os trilhos
• 8 passeios programados para 2005
• 8 mil pessoas esperadas este ano
• 6,4 mil turistas 'forrozeiros' levados em 2004

SERVIÇO:
Trem do Forró 2005 – 15 anos
Quando: 4, 11, 12, 18, 19, 24, 25 e 26 de junho
Onde: saídas às 16h, no Marco Zero do Recife
Quanto: R$ 50 por pessoa e saída
Informações e reservas: (81) 3423.5000

Reportagem: Marcelo Russo