Passeios

Monte Verde - SP - Jul/05

Voltar

Amor Por Natureza

Em 1936 chegava a Monte Verde um homem chamado Verner Grinberg. No lombo de um burro, com seu pai e esposa, vinha desbravando a mata da Serra da Mantiqueira a procura de um lugar chamado Campos do Jaguari que tinha clima e paisagens semelhantes à da Europa, lugar de onde havia saído por conta da Primeira Guerra Mundial em meados de 1916.

Grinberg se instalou na região e aos poucos foi chamando seus amigos e parentes para conferir a semelhança com seu país, a Letônia. Em 1950, Grinberg transformou o que era sua fazenda em uma vila chamada Monte Verde.

Monte Verde hoje é um dos principais destinos turísticos em todo o Brasil, durante a temporada de inverno. A vila que sugere “amor por natureza” nos dois sentidos da frase, atrai desde casais apaixonados até praticantes de esporte de aventura.

HOSPEDAGEM

Monte Verde tem cerca de 300 hotéis e pousadas de todas as categorias, desde hotéis de grande porte até pequenas pousadas perdidas no meio do mato.

Chalés de arquitetura européia, todo revestido em madeira, de um charme sem igual e uma simplicidade pitoresca. O frio da serra pede uma lareira acesa e um bom fundue para ser degustado a dois. O ar de Monte Verde exala romantismo. Uma mistura de todo o glamour europeu e o jeito mineiro de ser.

Todo esse romantismo pede uma banheira de hidromassagem, e grande parte dos hotéis e pousadas oferecem. Além de tudo isso, os hotéis de Monte Verde oferecem apartamentos aconchegantes que sirvam para toda a família e sem perder todo aquele charme que os casais têm direito.

GASTRONOMIA

Uma mescla do fino paladar europeu com a típica comida mineira, a gastronomia encontrada em Monte Verde agrada a todos. Restaurantes especializados não faltam: trutas, massas e comida mineira, tudo isso com um toque e um jogo de decoração que deixam tudo ainda mais agradável, isso porque ainda não chegamos nas sobremesas.

As sobremesas, em especial aquelas que envolvem chocolate são maravilhosas. Há também os doces com um toque francês, como o inesquecível petit gateau com morangos da casa de chá Beija Flor.
No jantar o forte são os fondues, servidos com um toque todo especial estão praticamente em todos os cardápios e costumam fechar a noite.

LAZER E ESPORTES

O que não falta em Monte Verde é lazer e esportes de aventura além de lindas paisagens para se contemplar. Além das caminhadas até uma das pedras que já são de praxe, há os passeios a cavalo e de quadricíclos, caminhadas pelas trilhas do Itapuá, escaladas e visita a galeria de arte Unger’s Pottery House.



Compare produtos, lojas e preços
Digite produto ou marca





 



Os mangalargas marchadores da Pousada dos Marchadores são ótimas opções para quem nunca andou ou não tem experiência com cavalos. São cavalos adestrados em passeios ecológicos de uma, duas ou quatro horas.

Os quadricíclos da Verde Rumo são uma boa pedida para quem prefere os motores. Trilha no meio do mato é o que não falta, passeios monitorados de até 4 horas que passam por cachoeiras e trilhas que proporcionam lindas paisagens.

Uma opção mais ecológica são as trilhas nas margens das corredeiras do Itapuá. Trilhas onde a poluição é zero, barulhos só das águas e dos cantos dos pássaros. No Hotel Fazenda Itapuá existe também a maior concentração de beija-flores da América Latina, na Casa dos Beija-Flores é possível tocá-los e sentir o pássaro passando em volta de nossas cabeças.

Em Monte Verde também se vê muitos esquilos, com um pouco de paciência é possível tratar dos animais na mão.

Quem prefere um programa mais desafiador pode procurar a Multi Sport Mantiqueira para fazer escalada in-door no paredão que se encontra na Av. Monte Verde, ou até mesmo sair para um passeio nas pedras e fazer escalada ou rappel e algumas delas.

Para quem gosta de arte, a artista Paula Unger expõe os seus trabalhos e de outros artistas na Unger’s Pottery House. Peças feitas de cerâmicas e que estão a venda para os visitantes.

Enfim, Monte Verde está esperando você de braços abertos, com toda essa hospitalidade e simplicidade. Para antecipar a sua ida a Monte Verde acesse www.ahpmv.com.br, o site da Assossiação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde.

 

Reportagem: Victor Ferreira
viajou a convite da AHPMV.