Museu do Prado - Madrid - Mai/01

Voltar

O Museu do Prado é maravilhoso! Um dos maiores de toda a Europa com belíssimos e preciosíssimas obras de arte; ninguém deveria passar por Madri sem conhecer este Museu. Embora desfrutar seu encanto seja trabalho para mais de um dia, ao menos as principais obras de Goya e Velazques valem um dia de visita.  

Num edifício de estilo neoclássico, construído no fim do século 18, em Madrid, está o Museu do Prado, o mais importante da Espanha. O prédio, parte de um complexo assinado pelo arquiteto Juan de Villanueva, foi projetado inicialmente para abrigar o museu e o gabinete de história natural. O "Museu Real de Pintura e Escultura", como era chamado inicialmente,  foi fundado em 1819 pelo rei Fernando VII com obras colecionadas por seus antepassados nobres.

No final do século19, todo o acervo do Museu Trindade foi doado ao Prado. As obras, de temática religiosa, eram na maioria expropriações dos bens eclesiásticos, como forma de amortização das dívidas do clero com o reino. Desde a fusão dos dois museus, muitas obras de arte foram incorporadas ao acervo por meio de doações, legados e novas aquisições.  

Somente um décimo do acervo, que conta com cerca de 30 mil obras, está exposto em dois prédios: o edifício Villanueva e Casa del Buen Retiro. O resto das obras está distribuído por outros museus, instituições e organizações públicas. Algumas se encontram armazenadas em salas climatizadas em dependências do museu.

O Prado mantém  telas de Goya, Velásquez, Rivera, El Greco e ainda várias de Zurbarán e Murillo. Além de reunir o que há de mais importante da escola espanhola, o Museu do Prado possui uma significativa coleção de arte italiana (Fra Angelico, Tintoretto, Bellini) e também da escola flamenga (Van der Weyden, Van Dyck, Rembrandt).

A grande maioria do acervo é formada por pinturas. Esculturas, gravuras, móveis, arte decorativa, moedas e medalhas enriquecem a coleção. Por falta de espaço, esses objetos não fazem parte da exposição permanente. Duas salas são reservadas a esculturas.  

Obra de Francisco Goya

Obra "Las Meninas" de Velazques

Endereço e Informações

Edificio Villanueva: Paseo del Prado, s/n. 28014 Madrid.
Tel. (91) 330 28 00. Fax: (91) 330 28 56

Casón del Buen Retiro: c/ Alfonso XII, 28. 28014 Madrid.
Tel. (91) 420 05 68 - (91) 429 29 30
Teléfono de Información del Ministerio de Educación y Cultura (24h): 906 32 22 22

Preços:
500 ptas: Tarifas Normais  

250 ptas
: Para estudantes  
Gratis
: Maiores de 65 anos , menores 18 anos; Membros da Fundação “Amigos del Museo”.
Gratis
: Sábados de 14,30 a 19,00 e Domingos de 9,00 a 14,00
Grátis também nos seguintes dias:

-18 de Mayo. Día Internacional de los Museos  
-12 de Octubre. Fiesta Nacional de España  
- 6 de Diciembre. Día de la Constitución

 Reportagem: Yoko Nakamura

Voltar