Torre de Pisa - ITA - Nov/01

Voltar

A torre da campânula de Pisa, em mármore branco, teve sua construção iniciada em 1174, como parte do conjunto da catedral da cidade. Quando três dos oito andares da construção de 56 metros foram concluídos, os arquitetos notaram que os alicerces estavam cedendo no terreno, o que estava causando uma inclinação de mais de 3 metros do sentido perpendicular da torre.

O engenheiro mestre, Bonnanno Pisano, tentou compensar o problema fazendo os quatro andares seguintes ligeiramente mais altos no lado da inclinação. Infelizmente, o peso das pedras para tanto foi excessivo e fez com que a torre afundasse ainda mais. Diversos engenheiros tentaram solucionar o problema mas foi em vão. O último andar da torre foi acrescentado no século XIV, quase 200 anos após seu início.

Apesar do reforço de cimento nos alicerces da torre, e de várias outras tentativas para recuperar a estrutura, já na época moderna, a Torre Inclinada de Pisa ainda corre o risco de desmoronar.

O contínuo fluxo de visitantes fez com que os seus muros se enchessem de inscrições e desenhos, e acumulou uma triste história de suicídios. Um soldado de dezenove anos foi o último visitante da Torre de Pisa, há dez anos, quando as autoridades decidiram pelo fechamento, que não esteve livre de polêmicas pelo efeito negativo sobre o turismo local
.

Depois de ficar 12 anos fechada para visitação pública, a Torre de Pisa deverá ser reaberta ao público. A previsão das autoridades é a de que até o dia 15 de dezembro, a visitação possa ser reiniciada. No entanto, ainda não foi definido o limite de pessoas que podem subir por vez na torre e que altura o grupo pode atingir.

Quem quiser conhecer mais sobre a Torre e sua história não deixe de visitar o site oficial em inglês e italiano: http://torre.duomo.pisa.it/ .
 

Reportagem: Carolina Akemi

Voltar