14º Festival de Balonismo - Torres - RS

Voltar

14º Festival de Balonismo - Copa Mercosul De 30 de abril a 5 maio de 2002

Torres é considerada a Capital Brasileira do Balonismo. Nenhuma outra cidade no Brasil promove a tantos anos consecutivos este tipo de evento na área. Há 14 anos o Festival de Torres reúne pilotos e equipes do Brasil, da América do Sul e até da Europa. Voar em Torres é um charme, um prazer para os pilotos. Torres está para o Balonismo assim como Mônaco para a Fórmula 1. Por suas belezas naturais, sua linda topografia com rios, lagos, lagoas, vales e morros e a proximidade com o mar, a cidade é um local apaixonante e privilegiado para voar.

Nos festivais de balonismo de Torres já ocorreram fatos pitorescos e interessantes, como o casamento do piloto Eduardo Melo com Patrícia Pompermayer dentro de um balão (em 1995, no 7º Festival); os resgates de balões em alto mar nos festivais de 2001 e 1995; as conquistas das provas do mastro (a mais difícil do Balonismo, com apenas 1 por cento de chances de ser completada) em 1992 e 1998 pelos pilotos paulistas Leonel Brites e Ricardo Free.

Todos os anos, a cidade se mobiliza para receber os pilotos, suas equipes e os milhares de visitantes para cá se dirigem. A cidade toda colabora: o comércio oferecendo brindes; os hotéis, a hospedagem; restaurantes, bares e lanchonetes a gastronomia e os Poderes Públicos a infra-estrutura. Um evento como o Festival de Balonismo, em todas etapas e necessidades, exige investimentos altos que são custeados por toda comunidade.

A programação do 14º Festival de Balonismo - Copa Mercosul será intensa. Os vôos demonstrativos e as provas acontecem sempre no início da manhã e à tardinha (devido às condições dos ventos), com exceção do Night Glow, um vôo cativo realizado à noite com os balões iluminados pela chama dos maçaricos, promovendo um espetáculo belíssimo. Competições de Paraglider, motocross, shows de aeromodelismo e acrobacias aéreas com a Esquadrilha da Fumaça, shows artísticos locais, regionais e nacionais, também farão parte deste grande evento.

A programação oficial do evento está sendo elaborada e assim que a Comissão Executiva Central a tiver concluído, estaremos encaminhando aos Veículos de Comunicação Social para divulgação.

Fotos: Arquivo ASCOM/PMT
Assessoria de Comunicação e Marketing
Jornalista responsável Nelson Adams Filho (reg.prof. 4.549)
Fone: (51) 9955-3130 - 664-1411 - ramal 214

História do Balonismo 

A primeira tentativa de vôo com um balão a ar quente no Brasil envolveu o padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709. Ele foi até a corte e diante do rei D. João V apresentou sua passarola.Após duas tentativas, o balão teria conseguido subir quatro metros e sido destruído por dois guardas, receosos de que o padre voador provocasse um incêndio no palácio. O experimento de Bartolomeu de Gusmão ficaria para a história como o primeiro vôo promovido pela engenharia humana. 

O primeiro balão teria sido desenvolvido pelos irmãos Montgolfier, que no dia cinco de junho de 1783, na França, fizeram subir a primeira aeronave a ar quente. Os irmãos Montgolfier e Jean Pilatre de Rozier, em 21 de novembro de 1783, teriam sido os primeiros balonistas da história, usando pela primeira vez hidrogênio no lugar de ar quente. O primeiro vôo de balão no Brasil data de 1885, quando Edouard Heilt subiu por alguns segundos no Saco dos Alferes, no Rio de Janeiro. O brasileiro Augusto Severo de Albuquerque pilotou o balão Bartolomeu de Gusmão sobre o Realengo, no Rio de Janeiro, em 1894. Em 1902, ele chegou a 400 metros de altitude com seu balão Pax.

Os balões voltaram em 1960 com evoluções técnicas que afastavam os riscos de incêndios. Voar de balão passou a ser um passeio seguro.Em 20 de outubro de 1970, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), o comendador Victório Truffi, piloto brasileiro, fez seu primeiro vôo de balão. Parou de voar em 1985 e passou a ensinar pilotagem em Cotia (SP). Em julho de 1987, em Casa Branca (SP), foi realizado o 1° Encontro Brasileiro de Balonismo e em 19 de dezembro de 1987 fundada a ABB - Associação Brasileira de Balonismo, com sede em São Paulo.

Site : www.balonismo.com.br
Balonismo - Promoção & Eventos
Rua Princesa Isabel, 85 zona 04 - Fone/Fax: 44 262 1700   CEP 87013350 Maringá Paraná

Outros Links para Matérias no Rio Grande do Sul:
-
Gramado e Canela
- Passeio de Maria Fumaça
- Festa Nacional do Pinhão - Lages
- Bento Gonçalves

Voltar