Baile de Máscaras em Veneza - Fev/01

Voltar

Veneza é uma cidade maravilhosa no coração da Itália. Famosa por sua paisagem, suas gôndolas e seus bailes de carnaval.

Todos os anos nos deliciamos vendo uma série de imagens do Carnaval em Veneza. 

Como nesta época do ano ainda é frio no continente europeu, normalmente o carnaval é cercado por roupas longas e máscaras. As mácaras venezianas são maravilhosas e conhecidas em todo o mundo, basta olharmos estas fotografias do carnaval.

O Carnaval de Veneza era um momento mágico que envolvia toda a cidade, era a "transgressão" de todas as regras sociais e do estado, era satisfazer a necessidade típica dos homens de festejarem e beberem muito nas festas.Os mascarados viviam intensamente este período, saiam pelas ruas e nos bailes com capas e máscaras onde não se conheciam as pessoas, nem o sexo, nem a posição social.

O mais antigo documento sobre o uso das máscaras em Veneza datam de 02 de Maio de 1268, e em um outro docemento datado de 22 de Fevereiro de 1339, era proibido aos mascarados andar pela noite nas ruas da cidade. As máscaras tem origem bastante antiga e seu uso era permitido durante todo o carnaval exceto nas festas religiosas, ao entrar nas igrejas e andar à noite pelas ruas.Durante todas as manifestações importantes como as festas republicanas era consentido o uso dos trajes venezianos que compunham o uso das máscaras.

Hoje em dia o carnaval veneziano está muito mais moderno mas conserva a tradição do uso de máscaras maravilhosas confeccionadas manualmente que embeleza os bailes e trazem aquele glamour que juntamente com o cenário de Veneza, tornam o seu carnaval inesquecível. Muitos europeus viajam até Veneza em busca desta beleza e diversão.

Reportagem: Yoko Nakamura

Voltar