Você acha que o atentado terrorista nos EUA prejudicará o turismo? - Jan/02

Voltar

 

O resultado da nossa pesquisa feita no final de 2001 sobre o terrível dia 11 de setembro fez com que 3696 pessoas gentilmente respondesse que destino elas achavam que teria o turismo daqui pra frente devido aos problemas que os EUA estavam enfrentando.

Através da pergunta: "Você acha que o atentado terrorista nos EUA prejudicará o turismo?" tentamos formular alternativas que avaliassem a abrangência dos danos causados na área do Turismo. 

A alternativa onde demonstra o maior pessimismo foi a vencedora com 56,66% dos votos computados. Mais da metade dos votantes acham que com certeza o atentado ocorrido nos EUA afetará o turismo em escala mundial. 

Apesar de ter ocorrido nos EUA, o terrorismo é algo que todos os países temem. Os americanos acabam sendo o principal alvo pois como eles acabam participando da maioria das guerras em volta do mundo acabam conquistando diversos inimigos. Principalmente de países do Oriente Médio onde existem grupos ortodoxos fundamentalistas que estão dispostos a morrer para atingir seus inimigos, como ocorreu no World Trade Center. Por isso países que são aliados aos EUA também são considerados inimigos como os Ingleses que também enviaram tropas ao Afeganistão.

Como esta guerra promete ser de longa duração, os internautas já avaliaram os estragos que podem adivir desta situação. 2094 pessoas de um universo de 3696 votaram nesta opção.

Em segundo lugar, com 21% chegou a opção "Somente nos EUA". Após os atentados e a divulgação de como os terroristas conseguiram, facilmente, entrar nos vôos e derrubarem os aviões, diversos países intensificaram as checagens em seus aeroportos. Mas nos EUA o controle foi ainda mais forte, claro. Mas a revolta pela morte de aproximadamente 5 mil inocentes revoltaram o povo norte-americano de tal jeito que estrangeiro residentes no país começaram a sofrer agressões por parte dos norte-americanos. Muitos turistas ficaram com medo e resolveram mudar de rumo.

18% dos votantes acham que o turismo só será afetado em um primeiro momento, enquanto os problemas dos destroços, controle nos aviões, cartas com antrax e guerra no Afeganistão ocorrem mas que a médio ou longo prazo a situação se estabilize.

Apenas 1,10% das pessoas que votaram são muito otimistas e acreditam que todo esses acontecimentos não proporcionarão nenhum problema ao turismo. Vejam que as pessoas que preferiram se abster da votação optando pelo item "Não sei" (1,64%) é ainda maior que as pessoas que acham que não ocorrerá nada.

A Revista Turismo espera que a situação nos EUA melhorem rapidamente e que os negócios na área do turismo volte a gerar os dividendos de antigamente e que a prosperidade e o crescimento volte ao mundo.

 

Reportagem: Wagner Vieira

Voltar