Você se auto define um turista...? - Jun/01

Voltar

A Revista Turismo realizou no mês de maio de 2001 a seguinte pesquisa para seus visitantes "Você se auto define um turista...?". Durante todo o mês a enquete esteve disponível no site e 955 pessoas responderam à pergunta através de 7 opções .

A vencedora foi a opção "curioso", que atingiu a marca de 364 votos com 38,12% dos votantes da enquete. Com este resultado podemos dizer que o nível cultural dos turistas brasileiros é alto.A maioria das pessoas se interessa pelas informações adquiridas, troca de conhecimentos e se preocupa em expandir seus horizontes. Isto é muito bom se tratando de um país onde a educação não é muito bem desenvolvida.

Não quer dizer que quem escolheu as outras opções não seja inteligente. Não é isto. Mas para alguém dispensar as outras alternativas e preferir a opção do "conhecimento" provavelmente deve ter uma escolaridade mais elevada.

Em segundo lugar, a opção escolhida foi "tranqüilo" com 201 votos e 21,05% da preferência do internauta. Férias é uma conquista trabalhista que operários e trabalhadores conseguiram depois de diversas lutas sindicais , na maioria dos Países. Antes os trabalhadores eram explorados durante sete dias por semana e não tinham direito ao descanso. Não respeitavam seus direitos e deixavam-nos exaustos. Graças as férias, os funcionários podem ter o seu período de descanso merecido.
Existem muitos lugares que se pode estar relaxando e não se importar com mais nada além de ficar deitado na rede ou ao lado de uma lareira. Sentar-se de frente para o mar ou para uma floresta e assim curtir a vida sem os problemas que estamos acostumados a passar em sua cidade.

A opção "ecológico foi a terceira mais bem votada atingindo a marca de 110 votos o que corresponde a 11,52% do universo de pessoas participantes da votação. Ecológicos são pessoas que se preocupam em preservar o mundo, para que a natureza seja preservada para as gerações futuras. Historicamente o ser humano tem destruído a natureza no decorrer dos anos. A devastação das florestas foi muito maior séculos atrás devido aos exploradores vindos da Europa. Mas mesmo agora, que as pessoas tem conhecimento dos malefícios que o uso descontrolado e descuidado da natureza provoca a degradação do ecossistema continua. Seja na poluição, na devastação de florestas, no extermínio de animais, etc...

A opção "festeiro" foi a quarta com 107 votos. Para o festeiro, não tem tempo fechado. Se possível, viajar para os lugares quando tiver festas programadas e grande quantidade de gente. O que seria um inferno para o turista "tranqüilo" é o paraíso para o "festeiro". Em época de carnaval, rodeios e outras festas locais, há praias lotadas, trânsito, músicas altas durante toda noite e etc.. Se o festeiro dormir mais que três horas por noite, já acho que não está aproveitando muito da festa.

Em quinto lugar a opção "aventureiro" teve 107 votos, 11,20% da preferência. O turista aventureiro tem um pouco em comum com o ecológico, pois usa elementos da natureza para se auto-realizar adotando uma personalidade tipo Indiana Jones, explorando florestas através de trilhas, entrando em cavernas e outros. 

A opção "esportista"obteve uma votação muito baixa. Atingiu apenas 30 votos. Significa que apenas 3,14% das pessoas que votaram no site gostam de utilizar as suas férias para praticar esportes. Principalmente esportes radicais como rapel, rafting, canoagem, etc. A votação neste item foi tão baixa que ficou abaixo de "outros" que colocamos para as pessoas que não se encaixam em nenhuma opção disponível.

Reportagem: Pedro de Mendonça 

Voltar