Classificação Hoteleira no Brasil - Mar/04

Voltar

 
Qual sua opinião sobre a
classificação hoteleira no Brasil ?

Pesquisa realizada neste site no mês de fev/04


Como podemos notar no resultado de nossa enquete sobre a classificação hoteleira, mesmo com as mudanças realizadas, as estrelas na porta dos hotéis não geram confiança nos turistas em geral.

A matriz de classificação é importante para os hotéis, que precisam de uma referência para o mercado. Ela define a categoria desses meios de hospedagem. È o seu diferencial perante o mercado e a concorrência, uma estrela a mais pode garantir mais hospedes, mais renda, mais status.

A Embratur regulariza o mercado, mas o referencial conceitual de hotelaria, de algumas redes de hotéis e da Embratur, possuem critérios diferentes.

O novo sistema de classificação hoteleira, traz algumas novidades, como o “ conceitos de responsabilidade ambiental “ , que será utilizado na avaliação de padrão para a concessão de "estrelas". O sistema, elaborado em parceria pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), vai exigir que os estabelecimentos de hospedagem façam o monitoramento dos gastos de energia e água, da produção e disposição dos resíduos entre outros.

“Os que não estão classificados perdem vantagem. Essa nova classificação pode inserir outros hotéis na concorrência com grandes marcas, de forma equilibrada” diz Herculano Iglesias ( presidente da ABIH ).
Mas quando, realmente, vamos padronizar e dar mais segurança aos turistas na escolha dos melhores hotéis?

Reportagem: Marcelo Russo

Voltar