Onde Você Gostaria de Passar Suas Férias ? - Ago/00

Voltar

No mês de julho de 2000 a Revista Turismo fez uma enquete onde se perguntava ao internauta em qual região do Brasil eles gostariam de ir em suas férias. O resultado foi o apresentado acima, 1406 pessoas responderam a pesquisa. Um dos fatores interessantes na pesquisa é que ela possibilitava o internauta escolher mais de uma opção, o que fez com que tivesse liberdade de escolher os lugares que mais gostava e não obrigatoriamente apenas um.

O nordeste realmente é imbatível em relação ao turismo. Conseguiu a grande maioria da preferência dos visitantes do site terminando com mais da metade das votações ( 56,05%) e se consolidando como a primeira opção.  Há grandes lugares para se conhecer nesta região, clima quente, cidades fantásticas, mas o que mais atrai as pessoas são as festas que sempre ocorrem lá.

Um dos carros chefes do Nordeste é a Bahia. Conhecida por revelar grandes conjuntos musicais e criar vários tipos de festa ela atrai um grande número de turistas, principalmente no final e começo de anos onde ocorre o carnaval. Mas a Bahia não está sozinha, O Ceará está aumentando os investimentos neste departamento para, cada vez mais, atrair pessoas.
Região Votos
Nordeste 788
Sul 331
Norte 113
Centro-Oeste 93
Sudeste 81
Total 1406

Quando se fala em Nordeste as pessoas normalmente lembram de festas e trios elétricos, o que nos mostrou ser um grande diferencial para elas em relação à escolha de lugares para passar suas férias, como revelou a pesquisa.

A região Sul foi escolhida como a segunda opção em onde se ir. Provavelmente deve ser devido a essa época fria que estamos passando. Passou uma grande massa polar que trouxe para o Rio Grande do Sul uma das menores temperaturas já registradas nos últimos 10 anos provocando geadas e neve. O Brasil não está acostumado com neve, muita gente nunca viu. Como conseqüência o Sul teve uma das maiores concentrações de turistas já vistas nos últimos tempos neste mês.

O frio nos lembra lareiras, chalés, chimarrão especialmente quando estamos com alguém para nos aquecermos. Este clima europeu que se estabeleceu no sul faz aumentar o turismo da população local e é a provável explicação por ele ter alcançado a segunda posição nesta enquete..

As duas primeiras escolhas estão bem diferenciadas das outras três. Enquanto o Nordeste disparou e o Sul alcançou uma boa segunda posição, as outras três regiões conseguiram relativamente poucos votos. Há grandes lugares para se conhecerem nessas regiões, pode ser que a área turística delas  não foi muito bem explorado.

Em terceiro lugar vem a Região Norte. A maior região em relação à extensão territorial, onde ocupa quase meio Brasil mas que aparentemente não chama muito a atenção dos votantes da enquete. A provável explicação pode ser  as grandes áreas inabitadas que ela tem.

O estado que mais chama a nossa atenção é o Amazonas onde tem a tão conhecida floresta amazônica, o que desperta a curiosidade de qualquer um em conhece-la. Ultimamente ela tem chamado muito a atenção dos outros países, que atrás de falsos ideologismos querem explorá-la. Ela é uma das coisas mais lembradas pelos estrangeiros quando lhes são perguntados sobre o Brasil (depois de futebol e carnaval, claro!).

O Centro-Oeste ficou em quarto lugar, fato que surpreendeu nós da Revista Turismo pois há lugares muito bons que podem ser visitados. Tanto o Centro-Oeste quanto o Norte são reconhecidos pela natureza, como o Pantanal,  e não como resultado de ações humanas como as outras regiões.

Um dos grandes pontos turísticos pode ser a capital de nosso país: Brasília. Onde as principais decisões do Brasil são tomadas e onde ocorrem vários movimentos contra o governo como MST.    Este fato pode ser considerado como um repelente de turismo, mas é muito interessante conhecer o lugar onde foi o começo do crescimento do Brasil. A “cidade do futuro”, onde Juscelino Kubitchek implantou o plano 50 anos em 5 e onde foi construída uma cidade do nada.

Como já esperávamos, a região Sudeste foi a menos votada e seria a última alternativa dos votantes da enquete. Ela é a região mais industrializada do país onde a população se concentra mais na área urbana que rural. São Paulo e Rio de Janeiro são os estados mais importantes economicamente do Brasil, mas eles têm os maiores índices de poluição e violência do país. Constantemente vemos notícias ruins vindas desses estados. Eles prejudicam a imagem de Minas Gerais, que também é um estado desenvolvido e não tem tantos problemas quanto esses dois ultimos.

Não queremos dizer que não há lugares bons nesses dois estados. Com certeza há, mas as regiões urbanas não estão sendo bem cuidadas ultimamente.

Quem não gostaria de conhecer as praias do Rio de Janeiro tão conhecidas como Copacabana ou Ipanema, o Corcovado ou o Pão de Açúcar. É uma cidade conhecida internacionalmente. São Paulo tem grandes cidades no interior que são desenvolvidas mas não tiveram perdas tão grandes na área social.

Como estas regiões são as mais desenvolvidas, o nível social delas aumenta. Provavelmente a maioria dos internautas que visitaram a Revista Turismo provém das regiões mais urbanas , pois atualmente somente 3% da população brasileira tem acesso à internet. As pessoas que vivem nessas regiões, normalmente querem ir para outros lugares que não sejam tão desenvolvidos e onde não exista tanta poluição, carros, violência e etc.

O Brasil, um dos maiores países do mundo, tem uma infinidade de lugares turísticos para se conhecer e visitar. Tanto o Nordeste quanto o Sudeste são maravilhosos. É isso que motiva nós, da Revista Turismo, em explorar esses lugares e passar o conhecimento e a experiência para todos que tem o mesmo hobby que nós. Viajar!

Reportagem : Ulisses Nunes Sodré

Voltar