O que te atrai a escolha do local para passar suas próximas férias ? - Set/00

Voltar

No mês de agosto de 2000 a Revista Turismo fez uma enquete onde se perguntava ao internauta o que ele considerava para escolher o local de sua próxima viagem. Obtivemos uma votação recorde: 1775 votos.

A opção "Contato com a natureza" foi a grande vencedora com 33% das pessoas que votaram na pesquisa. Realmente as pessoas que vivem em cidades metropolitanas ou centros urbanos estão cheios de poluição, querem mesmo é sossego. A praia pode ter exercido um fator fundamental nesta escolha pois para muitas pessoas a primeira idéia que têm é ir à praia, enquanto para outras pessoas a palavra férias já lembra campo, onde se é possível descansar mais.

Quando se fala em férias se fala em descansar, e nada melhor como o contato com a natureza para realizar este desejo.

Nós, da REVISTA TURISMO achávamos que a opção “preço” iria ganhar disparada, mas não foi isto que ocorreu, apesar de conseguir uma boa segunda posição ficando bem próximo à "contato com a natureza" com 29%. Conhecemos muito bem a situação das pessoas que vivem no Brasil. A grande maioria pertence à classe baixa e média, poucos podem optar por ir aonde quiser sem se preocupar o quanto irão gastar em sua viagem. Muitas pessoas optam por pacotes de viagens onde suas viagens saem mais baratas que as convencionais, já outros preferem seguir eles mesmos em aventuras com seus carros ou de ônibus.
 
Região Votos %
Contato com a natureza. 
Praia, Camping, Caminhadas...
585 32,96
Preço total da viagem 
Pacotes, transporte, estadia...
514 28,96
História
Cidades históricas, Museus...
281 15,83
Festas regionais. 
Carnaval, Octoberfest, Micareta...
167 9,41
Compras
Miami, Paraguai, Argentina...
115 6,48
Outros 113 6,37

"História" foi a terceira opção mais votada com 16% dos votantes. A dica que demos "Cidades históricas" provavelmente pode ter sido o que impulsionou a grande votação que este item teve. Nas viagens, as pessoas sempre querem ir aos lugares mais famosos do local, e que quase sempre tem a ver com a história da cidade, monumentos, igrejas (o Brasil está cheio delas), os museus que guardam grande parte da cultura do local. Quem opta por este item é uma pessoa mais inteligente e culta, que alem de se divertir gosta de aprender com a cultura e a história do local onde visita.

Estes itens foram os mais votados. A quarta colocada foi "Festas Regionais" com 9,5% de votos. Nós achávamos que este item teria mais votos do que atingiu nesta pesquisa, pois está relacionado com festas como o Carnaval que é a maior festa nacional. Enquanto algumas pessoas querem descansar em suas viagens outras já querem é o oposto: se divertir ao máximo e dormir de menos (pois enquanto dorme está perdendo a festa). O nordeste é onde ocorre mais festas deste gênero, mas pode-se incluir ai também a festa do Peão de Boiadeiro em Barretos/SP que atingiu público recorde ano passado, Octoberfest: festa alemã importada, Micareta e outras.

A última colocada nesta pesquisa foi "Compras" com 6,48% quase tão baixa quanto a opção "Outros" que atingiu 6,37%, muito alta por sinal. Parece que o brasileiro sempre quer tentar burlar a lei importando mais do que o permitido em produtos que são mais baratos no exterior. Há pessoas que ao chegar em outros países a primeira coisa que fazem é ir aos shoppings (malls) e comprar presentes para seus amigos. Aparentemente é o caso de poucos internautas que acessam a REVISTA TURISMO. A seção "outros” não foi projetada por nós para alcançar essa grande quantidade de votos, talvez faltaram itens importantes a serem votados como "visita à parentes e amigos" ou alguma outra opção importante, mas o fato é que ela quase ficou em quinta no ranking. Algumas pessoas podem ter confundido e ter pensado em "Viagem de Negócios", mas a própria pergunta da enquete dizia que era em suas férias.

Espero que em sua viagem você consiga ir aonde você sempre quis e que a variável "preço" não o prejudique realizar seu sonho. Estamos torcendo por vocês!


Reportagem : Ulisses Nunes Sodré    

Voltar