Como Você Costuma Programar sua Viagem? - Out/00

Voltar

Tendo por base o resultado da enquete realizada no mês de setembro, poderemos tirar algumas conclusões preliminares quanto à forma de escolha de uma viagem ainda que sem a devida base científica por tratar-se de uma amostragem ainda pequena.

O número total de usuários que opinaram nesta pesquisa foi de 475 pessoas. A grande maioria escolheu Programo em casa e viajo seguindo meu ritmo que demonstra uma opção mais personalizada onde as pessoas podem se deparar por mais tempo com uma paisagem ou cidade sem ter que apressar para não perder o ônibus de excursão, tendo ainda algum tipo de organização da viagem. Esta opção nos leva de encontro a pacotes personalizados e flexíveis que algumas companhias comercializam onde, o turista pode ter sua viagem organizada com passagens e roteiros previamente preparados, incluindo guias ou não, contemplando uma certa margem de alteração, conforme seu interesse maior ou menor por um local.

A Segunda opção mais votada Vou pessoalmente a uma agência de turismo indica uma necessidade de segurança com relação à sua viagem, o turista tem a necessidade de estar no local, ver alguns panfletos, ter um contato mais estreito com seu agente de viagem, certificar-se se a empresa está bem estabelecida e instalada o que daria um certo conforto quanto à veracidade dos dados turísticos da empresa. Este fato é muito importante, sendo que o internauta deve estar atento quanto à empresa também consultando os órgãos como Embratur e Procon verficando se a empresa tem licença de funcionamento e se existem muitas reclamações de outros turistas quanto ao seu atendimento.
 

Programo em casa e viajo seguindo meu ritmo 36.84% (175 votos)
Vou pessoalmente a uma agência de turismo. 18.74% (89 votos)
Telefono às agências de turismo. 15.58% (74 votos)
Prefiro viajar sem programação.. 15.16% (72 votos)
Procuro um pacote pela internet. 13.68% (65 votos)

Total: 475 votos

Logo abaixo temos a opção Telefono às agências de turismo que é extremamente ligada à opção anterior com a diferença que apenas pelo telefone o turista "confia" no atendimento de seu agente de turismo. Normalmente este serviço vem acompanhado de um motoboy para entrega das propostas de pagamento ou serviço de fax com os dados principais sobre o pacote. Aconselhamos aos turistas guardarem todos os panfletos de promoções e recibos até o retorno da viagem, ou pagamento das parcelas (se o pacote for parcelado), pois qualquer para qualquer discordância ou desacordo com a operadora de turismo, pode ser utilizado a mídia impressa ou outros meios de publicidade para recurso junto aos órgãos competentes.
 
Procuro um pacote pela internet ficou numa colocação abaixo (quarto colocado) por causa da insegurança que este meio ainda proporciona aos turistas.Embora este seja um meio bastante rápido e moderno, o quesito segurança ainda é muito importante pois ninguém fica totalmente à vontade digitando seu número de cartão de crédito na internet.Já existem formas muito seguras de compras pela internet (eu pessoalmente sempre compre por este meio) mas algumas notícias veiculadas sobre problemas com banco de dados de algumas empresas causaram este não tão feliz quarto lugar.

Em último lugar Prefiro viajar sem programação normalmente um método não muito empregado porque o turista acaba por perder mais tempo sem o aproveitamento que poderia ter em uma viagem programada.Mesmo que viaja sozinho e sem pacote turístico deve pesquisar sobre o local escolhido, quais são as atrações turísticas, quais as opções de hospedagem... Até mesmo para baratear o custo ou apenas para maior conforto, seja o que for nós aconselhamos uma certa organização e programação para tornar sua viagem o mais agradável possível.

Enfim, atribuimos à dificuldade de incorporar às mudanças este resultado. Muito comumente observável em diversas partes de nossa sociedade, para nos adaptarmos às mudanças, sofremos, ficamos ansiosos e desconfortáveis. Quem não se lembra da primeira vez que usou o cartão do banco? Talvez os mais jovens ainda não tenham tido tanto tempo de observar como somos resistentes às novidades.

Contudo o advento do computador veio para modificar às relações humanas também, e de como as pessoas fazem as coisas como estudam, como fazem amizades, se atualizam,enfim tudo teve um novo sentido após os computadores e a internet. Assim, talvez quando fizermos a mesma enquete daqui à 05 anos, temos grandes chances de ouvirmos as pessoas se perguntando: 
-Existe outro jeito de comprar um pacote senão pela internet?
 
Reportagem: Dagmar Sodré Nunes

Voltar