Qual o principal fator para o maior desenvolvimento do Turismo no Brasil ? - Dez/00

Voltar

Não houve nenhuma novidade no resultado da pesquisa deste mês porque na realidade nenhum projeto sozinho é capaz de alavancar o crescimento da indústria do turismo no Brasil.Na realidade precisamos de um plano de ação no caminho de buscar alternativas viáveis e executá-las de forma rápida e clara, abordando os principais problemas nacionais.

O turismo no Brasil pode dobrar sua participação no Pib em muito pouco tempo se começar a ser tratado com seriedade,afinal é uma indústria que movimenta milhares de dólares em todo o mundo.Quanto mais tempo o Brasil demorar a perceber a grande indústria que o turismo pode representar, maiores serão os retrocessos e estagnação nesta área , que comumente é considerada como uma distração marginal dentro da economia nacional.

Esta questão de qual seria o principal fator de desenvolvimento para o Turismo nacional, chegando quase em igual número a melhoria de infra-estrutura, melhor qualificação profissional e maior divulgação e marketing demonstrando que o internauta já entendeu que somente um conjunto de soluções que parte sempre do próprio indivíduo, das atitudes que ele toma no seu dia a dia, nas escolhas que faz nas urnas, nas cobranças que faz ao seu candidato eleito e na busca por melhoria em sua vida e na vida do país.

Não adianta apenas construir hotéis, inaugurar vôos e esperar que um grande número de turistas apareçam, assim como não adianta divulgar e promover os pontos de atração turística sem ter como levar, hospedar e entregar satisfação plena ao turista.
Nada disto adianta se não houver um apoio do governo e uma balança econômica satisfatória para que os custos baixem a tal ponto que serão muito atraentes ao turista interno que ás vezes prefere ir ao exterior por causa dos custos exorbitantes internos.

Temos que possuir uma ação integrada, acreditar que esta indústria existe, no mundo inteiro ela movimenta milhares de dólares e que as belezas naturais nos favorecem, basta investirmos e acreditarmos que poderemos ter um turismo realmente de qualidade e com preços competitivos no mercato turístico interno e externo.

Temos que aprender a fazer alianças, parcerias e inserir estratégias para desenvolver o turismo no Brasil. Acreditar que é possível, este é o primeiro passo para a realização e desenvolvimento de qualquer idéia. Acreditemos em nosso país!

Obs: Esta pesquisa não pode ser considerada científica, dado que o segmento de mercado tanto quantitativo quanto qualitativo não seria significante estatísticamente; serve apenas de base para algumas reflexões com a colaboração e votação de nossos internautas. 

Reportagem: Dagmar Sodré Nunes

Voltar