Na sua opinião, qual o principal problema do ecoturismo no Brasil ? - Fev/04

Voltar

 

Pesquisa realizada neste site no período de dez/03 à fev/04

Será que agora é a vez do ecoturismo no Brasil ?
Muitos acreditam e apostam que o ecoturismo vai fazer a história do turismo no Brasil, mas porque ele não deslancha, este foi o tema abordado pela pesquisa da Revista Turismo nos meses de novembro/dezembro de 2003, abaixo demonstramos a opinião dos internautas sobre o tema.

Foi uma pesquisa bastante equilibrada, não tendo um problema dominante como resposta, os votos foram bem divididos.

1º Problema – 32,34 % dos votos – Infra-Estrutura
Este é realmente um problema quando se trata do assunto, mesmo que sendo ecoturismo (ecologia, natureza...) o turista não pode ficar sem uma estrutura necessária para a sua aventura, o Brasil tem inúmeros lugares propícios ao Ecoturismo, mas muitas vezes não sem consegue chegar.

2º Problema – 22,68 % dos votos – Pouca Informação
Problema diretamente ligado a infra-estrutura, nos lugares em que o ecoturismo evoluiu, como exemplo Brotas/SP, a informação, marketing e divulgação fizeram dela “ A capital brasileira do Ecoturismo” .

3º Problema – 18,96 % dos votos – Incentivo do Governo
Podemos explicar melhor como “ajuda do governo” , esta ajuda poderia ser melhor trabalhado com incentivos fiscais e liberação de áreas para o Ecoturismo.

4º Problema – 16,73 % dos votos – Agências despreparadas
Temos agências totalmente preparadas para o Ecoturismo, mas são poucas e totalmente voltadas para o tema. Acho que toda agência poderia trabalhar com o Ecoturismo, ter uma área própria e especializada no assunto.

5º Problema – 6,32 % dos votos – Outro
6º Problema - 2,97 % dos votos – Aspectos Legais
As outras alternativas de “problemas” foram pouco votados.

Comentários de Internautas:

Data Autor
15/02/2004 02:36:43 Marcelo Pessoa
lelocp@hotmail.com
O que falta para botar ordem no ecoturismo no Brasil, é retirar os aspectos mercadológicos da atividade, principalmente no tocante à exploração do serviço ecoturístico, e promover estudos de minino impacto e sustentabilidade das regiões.

 

 
06/09/2003 22:21:16 Gilis Iran Nervino
gilisn@hotmail.com
Todos os problemas juntos. Nâo só em ecoturismo, mas também no turismo de um modo geral, o amadorismo empresarial aliado à incompetência institucional dâo o tom do fracasso.

Reportagem: Marcelo Russo

Voltar