Você gosta e pratica esportes radicais? - Dez/02

Voltar

A Revista Turismo fez esta pesquisa durante o mês de novembro de 2002 e 80 pessoas votaram na enquete onde perguntávamos se eles já haviam praticado esportes radicais.

A maioria das pessoas, 49% dos votos disse gostar de esportes radicais e demonstraram vontade de praticá-los, mas que nunca tiveram oportunidades de fazê-los. São turistas propensos a gastar seu dinheiro em uma diversão, um entretenimento que não é muito bem explorado pois caso fosse este número seria bem menor.

Este número evidencia que as atividades esportivas ou especificamente de esportes radicais precisam ser melhoradas e atingir o consumidor final, o turista. Os profissionais do setor que não estejam atingindo lucros devem conquistar este mercado de pessoas que desejam praticar os esportes mas que encontram muitas barreiras ou dificuldades pela frente.

E quando se conquista um turista e o convence a praticar o esporte terão um consumidor pelo resto da vida pois é difícil alguém praticar e não gostar. Apenas 1% das pessoas que votaram na pesquisa disse ter praticado e não gostado. O que faz pensar que caso os 49% das pessoas que querem praticá-lo fossem conquistadas, teria um crescimento de futuros clientes satisfeitos com os resultados.

19% das pessoas dizem gostar apenas de ver outras praticando o esporte mas não desejam fazê-lo. Algumas pessoas se sentem estimuladas a praticar quando há um público assistindo e acaba sendo transformado em um evento atraindo turistas onde outros setores acabam se beneficiando como hospedagem, alimentação, etc.

Apenas 11% das pessoas disseram não gostar de praticar ou de ver tais esportes. Realmente os esportes radicais apresentam riscos de vida. Por isso é importante os turistas checarem se estão sendo feitos os cuidados necessários, se os instrutores são experientes e se os profissionais que estão conduzindo o esporte têm todos os requisitos básicos para exercer a profissão. Devido à acidentes ocorridos conduzidos por maus profissionais muitos podem se sentir receosos a participar.

Obrigado a todos que participaram da pesquisa e aproveitem e votem na pesquisa deste mês que está na página principal da Revista Turismo.

Reportagem: Wagner Vieira

Voltar